Como funciona a Tabela FIPE - Facility ABM

Como funciona a Tabela FIPE

4 de novembro de 2020
Como funciona a Tabela FIPE

A Tabela FIPE tem efeito em vários procedimentos do mercado automobilístico, desde a compra de um veículo, seja ele 0 km ou usado, até a revenda e a restituição da proteção veicular.

Além disso, tem impacto tanto na escolha desses veículos quanto no cálculo de preços e ressarcimentos.

Para saber como ela funciona, é necessário entender, primeiro, o que é a Tabela FIPE.


O que é a Tabela FIPE


Conhecer a Tabela FIPE auxilia, e muito, na hora de negociar a compra ou a venda de um veículo, além de ajudar a determinar o valor de sua proteção veicular.

A Tabela FIPE foi criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e traz a média de preço dos veículos levando em consideração todo o país.


Como funciona a Tabela FIPE


O documento é desenvolvido por meio da coleta de valores de veículos novos, seminovos e usados em todo o mercado nacional, sendo atualizado todo mês para manter a qualidade do índice.

É por ser tão precisa e atualizada que a Tabela FIPE é uma referência tão importante.

Utilizando-a, podemos conferir quais preços estão muito altos ou muito baixos em relação ao resto do mercado. Ela também traz informações relevantes, como a montadora do veículo, o modelo do automóvel, a data de fabricação e muito mais.

Durante a pesquisa, valores muito distantes da média não são utilizados, o que ajuda a fazer uma média consistente.

É assim que cada veículo ganha um valor próprio na Tabela FIPE.


Como consultar a Tabela FIPE


Você pode consultar a Tabela FIPE no site oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Ao acessar, você precisa preencher apenas algumas informações, como marca do veículo, modelo, ano de fabricação, etc.

Seu uso em negociações não é obrigatório, mas, por ser uma fonte de referência bastante confiável, ela se tornou indispensável para que ninguém se sinta prejudicado ao fazer negócio.

Como os valores são atualizados todos os meses, é importante conferir a última atualização na hora de fechar um negócio. Afinal, fazer escolhas com os valores desatualizados não é o ideal.

Ah, é importante lembrar que a Tabela FIPE é formada por valores de todos os estados do Brasil e que alguns deles podem ter a sua realidade local diferente da média nacional.

Vai comprar ou vender um veículo? A Tabela FIPE é o melhor ponto de partida.

E para a proteção veicular não seria diferente.


Impacto da Tabela FIPE na proteção veicular


A Tabela FIPE está diretamente ligada ao valor de restituição em caso de
roubo ou de evento que incapacite o veículo.

É o valor da Tabela FIPE que conta no momento da restituição – e não o valor do momento da compra, o que influencia a valorização ou desvalorização do veículo.

A indenização varia de acordo com cada termo de adesão, podendo ir de 80% do valor mencionado na tabela até 110%, normalmente.


A Tabela FIPE como termômetro


Por ter uma média alcançada com dados do país todo (e ser atualizada todo mês), esse documento serve de base para negociações em todo o Brasil.

Consultá-lo é essencial ao fazer uma compra, venda ou conferência do valor de restituição.

Acesse o site oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e confira a Tabela FIPE.