Como evitar brigas no trânsito

Se você já passou por uma situação de discussão no trânsito, sabe como é estressante e mexe como o emocional. Situações como essa são comuns no dia-a-dia. O número excessivo de veículos nas estradas, causadores de engarrafamentos, aumenta o estresse e tornam maior a chance de acontecer um desentendimento no trânsito.

É fato que manter a calma não é muito fácil quando se está sobrecarregado por todos esses fatores que causam estresse nas estradas. Mas temos algumas dicas para te deixar longe de brigas no trânsito e te manter tranquilo na direção do seu veículo.

 

A Educação em primeiro lugar:

As discussões em meio ao caos do trânsito acontecem por falta de educação de um ou ambos os envolvidos no estresse. A educação é indispensável para lidar com outras pessoas. Ser gentil, paciente e ter boas maneiras te livrarão de possíveis brigas.

 

Tenha tranquilidade.

Manter-se tranquilo é primordial para dirigir com paciência e sem ansiedade. A paciência faz com que você dirija de maneira mais responsável, evitando colocar a sua vida e a de outros em risco.

 

Dependendo do caso, assuma a culpa:

Claro, muitas das vezes as duas partes envolvidas tem culpa e, se o imprevisto acontecer sem prejuízos financeiros, não adianta ficar jogando a culpa de um lado para o outro. A melhor maneira é tentar se livrar o mais rápido dessa situação. Afasta-se, deixe que o outro motorista reaja e saia.

Possivelmente você sentirá como se os seus direitos de exigir respeito tenham sido tomado, mas lembre-se: é melhor ignorar a pessoa estressada do que passar horas em uma delegacia resolvendo um problema que poderia ter sido resolvido com tranquilidade e rapidez.

 

A agressividade é persistente?  

Infelizmente existem aquelas pessoas que parecem sair para arrumar confusão. Caso você se depare com um ser humano desses, evite olhar diretamente em seus olhos. Sim! Parece que você está lidando com um animal, não é? Mas, quando alguém está no ápice do estresse, qualquer coisa é motivo para um ataque. Não reaja, evite a briga e saia de maneira tranquila do local. Após, evite pensar no ocorrido.  Você não precisa carregar essa negatividade pelo resto do dia.

 

Se o episódio tomar promoções inesperadas ligue para a polícia.

Em muitos dos casos, as pessoas podem ser tornar bem hostis e tentar provocar com agressividade excessiva. Ao notar que está lidando com esse tipo de pessoa, mantenha-se lugar de maior proteção que, no caso, é o seu veículo.  Se o brigão persistir e te impedir de sair com o carro, ligue para o número 190. A polícia existe para a sua proteção e, em alguns casos, torna-se necessário chama-los.

Se você estiver acompanhado por um passageiro com celular, peça-o para filmar a reação exagerada do outro envolvido no incidente. O material servirá como prova, em caso de registro de um boletim de ocorrência, de que o a pessoa se comportou de maneira inapropriada.

 

 

Deixe o orgulho de lado.

O orgulho é um dos males do ser humano. Todos querem ter a razão, mas nem sempre tem.  Se você viu que o erro foi cometido por você, coloque a mão na consciência e assuma. No caso de acidentes sem gravidade ou fechadas, assumir a culpa pode ser o jeito de acabar com a raiva do outro condutor e manter a tranquilidade no momento.

Dirigir é coisa séria. Você precisa está preparado para todo o tipo de imprevisto, a fim de se manter calmo e evitar brigas. Não adiante pegar seu veículo com pressa, pois como diz o ditado “ela é a inimiga da perfeição”.

Ao pegar a estrada, você estará dividindo o espaço com inúmeras pessoas com todo o tipo de humor e níveis de estresse. Você é o grande responsável por se afastar ou não desses possíveis problemas. Siga essas dicas e fuja de confusão.

Quer saber outras maneiras de se manter protegido no trânsito e se livrar desses infortúnios? Continue nos acompanhado pelo blog e siga nossas redes sociais. Deixe seu comentário ou sugestões. Sua opinião é de extrema importância para nós.

2018-04-27T18:09:56+00:00