Como dirigir com segurança na neblina

Até para os motoristas mais experientes a direção na neblina pode ser assustadora. Essa formação de nuvens densas que repousam sobre o solo é o pavor de muitos motoristas.

A direção na neblina é realmente muito preocupante, principalmente durante a noite e para os motoristas que não estão acostumados com essa situação. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a dirigir com segurança nestas condições.

 

  • Mantenha a distância do veículo da frente

Para sua segurança, sua distância do carro da frente deve ser maior que o de costume. Jamais se apresse ou acelere para sair do nevoeiro.

 

  • Esteja sempre atento

Atenção em todos os momentos é fundamental, não deixe nada te distrair.
A umidade do ar pode ficar acumulada no para-brisa e isso prejudica a visibilidade. Para evitar isso, ajuste o desembaçador e a velocidade do limpador conforme a necessidade da situação.

 

  • Use somente o farol baixo

Jamais utilize o farol alto, somente o baixo, pois ele ilumina melhor a estrada durante uma neblina.
Se seu carro possuir faróis de neblina, mantenha-os ligados e utilize o farol de condução baixo ou desligado, de acordo com a circunstância. Não desligue as luzes de presença, pois elas ajudam a tornar o seu carro mais visível para outros motoristas.

 

  • Não troque de via

Existe uma tendência natural de nos deslocarmos em busca de uma visibilidade melhor. Procure manter-se sempre na sua via.

 

  • Utilize a faixa da estrada como guia

Mantenha-se guiado pela beira da estrada, isso pode fazer com que você evite passar para a via contrária ou perder a visão devido aos carros que vêm no sentido oposto.

 

  • Cuidado com animais

Os animais ficam mais confiantes para transitar durante uma neblina e pode ser muito difícil enxergá-los. Esteja atento.

 

  • Se a condição estiver insegura, pare no acostamento

Se a neblina estiver prejudicando totalmente a sua visibilidade e/ou você estiver inseguro, preserve sua segurança e pare no acostamento. Não esqueça de ligar o pisca alerta para que os outros motoristas saibam do seu posicionamento.

 

E, caso esteja acompanhado, não deixe de pedir auxílio para que os seus passageiros também fiquem alertas em relação aos carros que vêm na direção contrária e qualquer outro obstáculo.

Se estiver em risco, não insista. Pare o carro no acostamento com as luzes de alerta ligadas e aguarde até um momento seguro para que você retorne à direção.

 

 

Cuide de sua proteção e nós cuidamos do seu carro.
Tem Facility, tá tranquilo.

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam dicas de como agir em uma situação de neblina.

2018-06-03T14:05:13+00:00