Como amenizar o estresse no trânsito

O estresse é a forma emocional que nosso organismo reage quando se sente ameaçado ou sob pressão. Durante esse processo, uma série de reações químicas são liberadas no nosso organismo, o que resulta em reações fisiológicas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 90% da população mundial sofre de estresse.

A pesquisa ainda aponta que esse cenário está diretamente ligado a uma série de doenças físicas, como câncer, diabetes e hipertensão.

Acontecimentos corriqueiros no nosso dia a dia podem nos levar a uma crise de estresse. E, certamente, o trânsito é um grande influenciador dessas crises.

Engarrafamentos, buzinas, tempestades, pedestres que não respeitam as sinalizações, acidentes e motoristas imprudentes, tudo isso pode resultar em uma crise de estresse em qualquer pessoa.

A redução desse estresse depende de terceiros e até de melhoria urbana, mas através de algumas atitudes, você pode amenizar o impacto dessas situações sobre você. Por isso separamos algumas orientações para que você possa praticá-las durante essas situações e até mesmo impedir que você seja consumido pelo estresse no trânsito.

 

  • Ande com as janelas fechadas

As janelas fechadas impedem não somente a poluição do ar penetrar no ambiente do seu carro, mas a poluição sonora também.

 

  • Programe-se para sair alguns minutos antes do seu horário

O trânsito é imprevisível, por isso alguns minutos de antecedência podem ser determinantes para que você consiga chegar ao seu destino no horário pretendido.

 

  • Faça paradas em postos de gasolina

Para as situações em que você precise dirigir por muitas horas ou que você fique parado por muito tempo em um engarrafamento, procure um posto de gasolina. Levantar e esticar as pernas contribui para o alívio das tensões acumuladas pelo estresse.

 

  • Alongue-se durante longos engarrafamentos

Alongamentos de braços e pescoço requerem pouco espaço, você pode fazê-los no seu próprio carro. Em conjunto com o alongamento, pratique exercícios de respiração.

 

  • Mantenha o seu banco com inclinação de 90 graus

Ajuste o seu banco de forma que suas costas encostem completamente no banco, fazendo um ângulo de 90 graus. Sentar-se corretamente é um dos primeiros passos para que incômodos sejam evitados.

O encosto para a cabeça também é indispensável.

 

  • Tente relaxar

Procure paisagens que te provoquem boas sensações e observe-as.

Escolha músicas que você goste e que te desperte coisas boas, cante junto com a música.

 

Como amenizar o estresse no trânsito

 

Só você pode trabalhar a sua mente para desfocar de situações provocadoras de estresse.

O estresse é considerado a nova doença do século XXI, não podemos desconsiderar a gravidade que ele tem e os efeitos prejudiciais que podem causar.

Além de fazer mal a saúde, muitas brigas, acidentes e até mortes no trânsito já foram causadas por estresse.

O estresse temporário no trânsito pode também refletir em outras áreas da vida, então devemos dar a atenção necessária e não permitir maiores avanços.

Pratique nossas orientações e amenize os efeitos do estresse no trânsito.

Mantenha a calma, preserve vidas e dirija com moderação.

 

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2018-05-08T13:52:22+00:00