CNH Digital já está disponível em todo o Brasil

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou que a emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH) já está disponível em todo o país.

Antes, prevista para o dia 1° de fevereiro, a obrigatoriedade inicial da emissão dos documentos recebeu um novo prazo. Todos os Detrans deveriam disponibilizar o serviço até o dia 1° de julho, mas os órgãos de trânsitos se anteciparam e todos os estados já estão emitindo a nova certificação.

O Rio de Janeiro aderiu o documento digital no dia 25 de abril, sendo o último estado a disponibilizar o serviço.

No momento, 110 mil motoristas já circulam com o documento eletrônico em todo o país. Mais da metade dessas pessoas encontra-se em Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, primeiros estados a disponibilizarem esse recurso.

 

Meu documento impresso ainda tem validade? 

A CNH impressa continua valendo e possui o mesmo valor jurídico que a versão mais moderna do documento. Por enquanto, a procura pela carteira digital ainda é baixa, mesmo com a praticidade ao poder carrega-la em aparelhos digitais como o celular e o tablet, por meio de aplicativos disponíveis para os sistemas Android e iOS.

Outra informação importante é que a cópia impressa do documento digital só tem valor de cópia autentificada e não substituirá a versão impressa como documento de habilitação do carro. Somente a CNH Digital aberta no aplicativo, desenvolvido pelo Serpro, terá o mesmo valor que a carteira impressa.

 

Como fazer para adquirir minha CNH Digital?

Qualquer pessoal com a CNH pode obter o documento digital desde que o documento impresso tenha o QR code, um código de barras para usar digitalmente e que tem a forma quadrada. Documentos mais antigos não possuem esse código, já que ele começou a fazer parte da CNH a partir de maio de 2017.

O segundo passo é se cadastrar através da página de serviços do Denatran. No site, você preencherá um formulário que se encontra no menu “usuário”.

Cadastro feito? Agora é só baixar o aplicativo da CNH Digital, disponível gratuitamente nas lojas oficiais da Apple e Android. Após concluir a instalação, basta acessar o aplicativo por meio de um código de verificação enviado pelo Detran via e-mail e criar uma senha de 4 dígitos para ter acesso ao seu novo documento.

 

Como obter a CNH com QR?

O código QR é como se fosse um código de barras para se usar digitalmente. As Carteiras mais antigas não possuem o QR e se você possui essa versão e deseja obter a versão digital, basta pedir a segunda via do documento, pois não é necessário esperar o vencimento da CNH para renova-la.

 

Esse novo formato só vem para agregar 

A CNH-e pode gerar desconfiança aos que não estão acostumados com inovação ou com o mundo digital, mas as vantagens de ter o novo serviço são surpreendentes.

Em caso de roubo do aparelho celular, por exemplo, o bloqueio do documento poderá ser feito com facilidade pelo site do Detran. Sem contar que, para visualizar o documento, é necessária a senha de 4 dígitos, trazendo uma maior proteção em situações de roubo e furto.

Por meio do aplicativo, o motorista também terá a opção de verificar pontos na carteira e a data de vencimento da CNH será lembrada, deixando-o informado com mais rapidez.

Outra vantagem é a possibilidade de enviar e compartilhar um arquivo por e-mail e Whatsapp para usar nos casos em que um documento autentificado é exigido.

Ao ser pego dirigindo sem a habilitação, o condutor comete infração leve e recebe multa de R$ 88,38 e 3 pontos na carteira. O veículo fica apreendido até a apresentação do documento. Dificilmente alguém esquece o celular em casa e situações como essas ficam mais difíceis de acontecer. E não precisa de internet para acessar a CNH-e, pois o documento ficará disponível off-line depois do primeiro acesso.

Como tudo é novo, o número de documentos digitais emitidos ainda é baixo, mas é questão de tempo até esse se tornar, definitivamente, o principal formato de habilitação.

 

E você? Já tem ou vai adquirir a versão digital da carteira de motorista?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe através das redes sociais, do SAC online no site ou pela Central de Atendimento através dos telefones (21) 3476-4008 e (21) 2669-6208.

2018-04-30T16:26:56+00:00