Cuidado, baixos deslocamentos prejudicam o motor do seu veículo

Você tem circulado adequadamente com o seu veículo? Saiba que ligar pouco o carro ou andar somente em curtas distâncias pode prejudicar o motor.
Muitas pessoas utilizam o carro somente para ir e vir do trabalho, levar e buscar os filhos da escola ou outras tarefas que não proporcionam ao veículo um grande deslocamento. Rodar pouco com o veículo impede que o motor atinja a temperatura adequada para um bom funcionamento. Quando o combustível não aquece totalmente, ele forma uma camada escura que dificulta a refrigeração. Ou seja, um motor exposto somente a baixas temperaturas acaba carbonizando mais.
Baixos deslocamentos geram uma fadiga prematura de alguns componentes e faz com que o motor opere mais próximo do seu limite por um tempo maior, o que reduz drasticamente o tempo de vida útil do equipamento.
Manter o veículo parado por longos períodos também pode danificar peças de borracha e polímeros. Com isso, mangueiras e vedações podem romper e, com o vazamento de líquidos, o motor pode ser danificado. Combustível e lubrificante envelhecidos geram falhas no motor, é fundamental realizar a troca dos mesmos se estiverem por muito tempo em seu veículo parado.
Se você circula por poucas distâncias com o seu automóvel, o recomendado é abastecê-lo sempre com um combustível aditivado e utilizar produtos específicos para limpeza do motor para evitar que sujeiras fiquem acumuladas no equipamento por muito tempo.
Não existe uma distância mínima determinada para manter o bom funcionamento do motor do seu carro, mas especialistas aconselham rodar por pelo menos 10km todos os dias para evitar danos, principalmente em baixas temperaturas, pois o frio naturalmente dificulta o aquecimento do equipamento.
Para evitar problemas maiores, você pode ligar todos os dias o seu veículo e mantê-lo ligado por 20 minutos, mas o ideal é que você realmente ande com o seu carro.
Aproveite os finais de semana para rodar e conhecer novos lugares, é bom para a sua saúde mental e para o motor do seu carro. Quanto mais você roda, melhor será o desempenho do motor do seu veículo.

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam que baixos deslocamentos prejudicam o motor dos veículos.

2018-07-23T16:34:45+00:00