Atenção e Tecnologia. Dá para ter os dois! - Facility ABM

Atenção e Tecnologia. Dá para ter os dois!

22 de junho de 2021
Atenção e Tecnologia. Dá para ter os dois!

Acelera o carro.
Muda a música.
Telefone tocando.
Para no sinal.
Pedestre na rua.
Sinal abrindo.
Bota a seta.
Confere o caminho.
Reduz a velocidade.
Muda a música de novo.
Moto ultrapassando.
Sinal fechado.

É tanto detalhe na hora de dirigir que o motorista precisa ficar cada vez mais atento às ruas. Além de estar com o veículo em dia na revisão, é imprescindível dirigir com cautela, conhecendo as sinalizações e avisos das pistas.

Mas você sabia que, para facilitar ainda mais a vida de quem dirige, existem várias tecnologias novas nos carros que prometem ser uma revolução no trânsito? Conheça algumas delas!

 

CONTROLE DE VELOCIDADE E DISTÂNCIA

Mais conhecido como Adaptive Cruise Control (ACC), essa tecnologia auxilia o motorista durante a condução, mas sem eliminar a atenção e a tomada de decisão dele nas pistas.

Esse sistema coloca uma velocidade limite no carro e ainda ajusta uma distância mínima do carro da frente. Tudo isso, controlado por um radar que manda as informações do tráfego para uma central eletrônica.

Nem todo ACC é igual, já que uns podem oferecer mais recursos que outros, mas uma coisa é verdade: segurança e conforto na direção são garantidos!

 

SPEED-O-TRACK

Passar da velocidade limite da pista, levar multa e ainda colocar a vida em risco? Foi para evitar esse tipo de situação que o Speed-O-Track veio. Quando o motorista está em iminência de ultrapassar o limite permitido, esse sistema automaticamente acelera ou diminui drasticamente a música que está tocando.

Assim, o motorista consegue ter uma percepção mais rápida da velocidade e pode diminuir.

 

SENSOR DE RÉ

Esse é o mais comum e conhecido nos carros hoje em dia.

Na hora de dar ré, é possível ouvir um alerta constante do quão próximo de algum objeto o carro está. Assim, evita-se colisões inesperadas.

Existem carros que contam ainda com um visor no painel, que ainda pode mostrar uma visão da traseira do carro, auxiliando com cores e medidas para uma baliza perfeita.

 

CONTROLE DE ESTABILIDADE DOS FREIOS

Enquanto os freios ABS facilitam uma frenagem brusca, atuando de forma independente em cada pneu, para evitar que a roda escorregue no asfalto, o controle de estabilidade ainda supera esse sistema.

Apesar de estar ligado aos freios, ele ainda controla a direção do carro quando acontece uma parada repentina. Assim, o motorista não perde o controle da condução e mantém sua estabilidade na pista.

 

CARROS INTELIGENTES

Embora ainda não exista algum carro que opere de forma 100% autônoma, é possível encontrar alguns que estacionam sozinhos. Esse sistema já existe no Brasil e nada mais é do que uma inteligência que dirige o carro sem precisar de um motorista operando.

Através de sensores de diversos tipos, ele capta, em tempo real, sua posição na estrada, distâncias e dinâmicas de trânsito para operar, com segurança, dentro das normas de trânsito vigentes.

 

CARTEIRA ELETRÔNICA

Essa tecnologia não é atrelada aos carros, mas é uma verdadeira mão na roda de quem dirige. Esqueça a ideia de andar sempre com sua CNH no bolso. Hoje, você já pode tê-la no seu celular e a um clique de distância.

No Brasil, o aplicativo se chama Carteira Digital de Trânsito e pode ser facilmente encontrado na App Store ou Google Play.

 

Já deu vontade de conhecer melhor essas tecnologias, não é?

Acesse mais e fique por dentro das novidades:
Passo a passo para realizar corretamente uma baliza.
Versão da CNH digital já é obrigatória desde 10 de julho.
Trânsito com segurança.