Aprenda o passo a passo de como lavar a seco o motor o seu carro

É muito comum nos preocuparmos com a limpeza e higiene da parte interna e externa do carro, mas poucos de nós damos a devida atenção ao motor.

Há quem diga que pode existir riscos de danificar componentes eletrônicos, mas especialistas dizem que a limpeza do motor aumenta a própria vida útil da estrutura na motorização.

A falta de limpeza do motor pode prejudicar a parte elétrica, enferrujar componentes, ressecar mangueiras, danificar a bateria e causar problemas significativos nas correias.

Uma lavagem a seco do motor é simples e rápida, porém necessita de atenção e cuidado. Você mesmo pode fazer em casa esse tipo de limpeza, siga o nosso passo a passo.

Você vai precisar de:

-1 WD-40: para as partes elétricas;

-1 Descarbonizante: para sujeiras mais pesadas;

-1 Detergente multiuso: desengordurante

-Pincéis: para acabamentos;

-Toalhas de microfibra;

-Luva de remoção de pelos de animais de estimação ou uma escova de lavar roupa.

 

Comece a limpeza pelo capô do carro

Antes de começar, certifique-se que o carro está desligado e não está quente. Comece pelo capô, utilizando a luva ou a escova com o detergente multiuso. Após a aplicação do detergente, limpe o capô com a toalha de microfibra.

 

Limpando o motor

A limpeza do motor deve começar do meio para fora. Espirre o detergente multiuso na tampa do motor e limpe com a toalha de microfibra. Nas partes de difícil acesso, utilize o pincel.

Como na lavagem a seco o uso da água é zero, não há necessidade de desconectar os polos da bateria, por isso você não precisa ter receio de danificar algum componente elétrico. Limpe a bateria e toda parte que tiver muita graxa utilizando o descarbonizante e depois passe a toalha de microfibra.

Nos componentes elétricos e borrachas, utilize o WD-40. Aplique-o com o pincel e remova o excesso com a tolha de microfibra.

Na parte da frente e toda a parte interna da lataria, como é metal, utilize o detergente multiuso e depois passe a tolha.

Pronto! Você acabou de realizar uma lavagem a seco do motor do seu carro.

 

Se você deseja realizar uma lavagem mais profunda, procure um especialista. Mas fique atento a pressão da água, pois ela pode danificar componentes e sensores eletrônicos.

 

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também aprendam como lavar a seco o motor do carro.

2018-06-25T11:45:23+00:00