Aprenda como ajustar corretamente o seu retrovisor

O ajuste incorreto do retrovisor é por muitas vezes um costume que atinge tanto os motoristas mais novos, como os mais experientes. Talvez por pressa na hora de sair ou talvez por descuido ao dirigir um carro que foi conduzido por um motorista diferente, muitos de nós já nos deparamos com retrovisores totalmente desajustados à nossa visão.

Volante, pedais, banco, retrovisor, entre outros, tudo deve estar perfeitamente adaptado ao seu modo de dirigir. No entanto, muitas vezes só percebemos o ajuste incorreto de um retrovisor quando precisamos dele.

Quando estamos dentro de um veículo, possuímos, basicamente, três visões: as dianteiras naturais, as periféricas e a nossa visão natural. Os retrovisores nos auxiliam nas visões que não temos naturalmente, eles são responsáveis pela diminuição dos chamados “ponto cego”.

“Ponto cego” são áreas laterais ao automóvel ou cobertas por alguma coluna que não conseguimos ver, por exemplo, outros carros do lado ou na traseira.

Para ter uma boa visão no trânsito é fundamental uma boa regulagem dos retrovisores, por isso separamos essas dicas para você ajustar corretamente os espelhos do seu carro.

-Primeiramente, posicione-se corretamente no banco. O seu pé deve alcançar o fundo do pedal, seus punhos a parte superior do volante (ficando semiflexionados) e suas costas devem ficar apoiadas no encosto do banco.

-Depois regule o retrovisor interno. Ajuste o espelho da forma que você consiga ver a maior área do vidro traseiro, assim você terá uma visão maior da via traseira.

-Os retrovisores externos que diminuem o ponto cego. Através de um ajuste correto, você consegue ver mais da via e menos do carro. Normalmente as pessoas regulam o espelho retrovisor mantendo visível um parte do veículo como referência de visão. Mas se o espelho for regulado um pouco mais para fora, a visão da via será aumentada e os pontos cegos diminuirão. Mantenha o espelho da forma que você tenha apenas 10% da visão lateral do carro e 90% das áreas externas.

-O espelho convexo também tem a função de diminuir os pontos cegos. Mas ajustando corretamente os retrovisores externos, este espelho torna-se pouco funcional. Além do que ele pode ser considerado por guardas ou autoridades de trânsito, um objeto que obstrui um item de segurança.

 

Os retrovisores são equipamentos de segurança. Se algo fugir do seu campo de visão no retrovisor interno, por exemplo, ele logo aparecerá em um dos equipamentos laterais e vice-versa.

É muito importante para a sua segurança, de pedestres e ciclistas, que você tenha a visão de tudo que está acontecendo ao redor do seu carro.

Ajuste os espelhos retrovisores antes mesmo de ligar o seu veículo!

Dirija com segurança!

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para lembrar os seus amigos de ajustarem corretamente os retrovisores.

2018-07-09T17:45:09+00:00