8 dicas para realizar a manutenção preventiva do seu carro

Realizar a manutenção preventiva do seu carro é de extrema importância para evitar multas, para sua segurança e de quem você transporta.

Uma inspeção periódica pode antecipar problemas mais graves, melhorar o desempenho do seu automóvel e economizar nos gastos com combustível.

Não existe uma data específica para que a revisão seja feita, pois isso varia de acordo com a marca, modelo e ano do automóvel, mas como regra geral, ela deve ser realizada a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados.

É muito importante manter-se vigilante aos detalhes sobre o comportamento do seu carro. Realizar uma inspeção básica pode evitar gastos financeiros maiores no futuro, multas e acidentes.

Para manter um seguro e bom funcionamento do seu carro, separamos 8 dicas para você realizar uma manutenção preventiva básica.

 

1-Bateria

A maior parte das baterias de hoje em dia são do tipo selada, então quando apresentam defeitos, automaticamente, será informado no painel do seu carro. Mas algumas baterias necessitam de adição de água destilada, estas devem ser checadas a cada 2 ou 3 meses.

Saiba qual é o modelo de sua bateria e fique atento aos cuidados necessários.

 

2-Água do radiador

O radiador é responsável pela refrigeração do motor do seu carro, por isso é importante manter o nível da água para que seja evitado um superaquecimento, que, nos casos mais graves, pode até fundir o motor.

O ideal é que o nível da água do radiador seja verificado semanalmente. E, quando necessário, abastecê-lo com água desmineralizada e aditivo.

 

3-Alinhamento

Notar que sua direção está desalinhada não é uma tarefa fácil, pois o desgaste ocorre de maneira lenta e progride de forma sutil. No entanto, você poderá perceber alguns indícios desse desgaste através de:

  • Mal funcionamento dos freios

O funcionamento imperfeito dos freios, como o aumento de distância de frenagem, além de indicar um grande risco, também pode ser devido ao desalinhamento da sua direção.

Se notar alguma diferença durante o uso dos freios, procure um mecânico confiável.

  • Dificuldade no uso do volante

Se o volante ao girar estiver mais duro do que de costume, ou estiver puxando para um dos lados, pode ser indicio de problemas com o alinhamento do seu carro.

  • Desgastes irregulares dos pneus

O desgaste desigual dos pneus representa algum problema com o seu carro. Padrões irregulares indicam a necessidade da troca dos pneus ou de um novo alinhamento da direção.

 

4-Pastilhas de freio

As pastilhas de freio fazem parte do sistema de freio a disco do automóvel e essenciais para a sua segurança. É recomendável a manutenção delas a cada 5 mil quilômetros rodados.

Você pode identificar o desgaste das pastilhas de freio quando um som agudo for emitido ao frear o seu carro. Esse som é emito pelo atrito gerado das pastilhas gastas com o disco de freio. Se isso acontecer, troque as pastilhas de freio do seu automóvel.

 

5-Filtros

Os filtros do seu carro servem para reter impurezas, auxiliar no bom desempenho e economizar combustível.

  • O filtro de ar tem a função de eliminar as impurezas aspiradas pelo motor, recomenda-se sua troca a cada 10 mil quilômetros rodados.
  • O filtro de combustível protege o seu carro das impurezas contidas no álcool ou gasolina, é necessária a realização da troca dele entre 10 e 15 mil quilômetros.
  • O filtro de óleo elimina impurezas produzidas pela fricção das peças móveis do motor, além de partículas consequentes da combustão, troque-o entre 10 e 15 mil quilômetros rodados.

 

6-Óleo

O óleo lubrificante tem a função de manter a superfície do motor limpa e garantir a performance do seu carro.

Verifique regularmente o óleo de seu automóvel e, quando atingir o nível mínimo, procure um profissional para realizar a troca.

 

7-Palhetas limpadoras

As borrachas das palhetas do para-brisa e vidro traseiro costumam ressecar em climas mais quentes, o que prejudica o desempenho delas em tempos chuvosos. Além de dificultar a visibilidade na chuva, palhetas danificadas podem provocar arranhões nos vidros do seu carro.

Ao ouvir excesso de barulho durante o funcionamento das palhetas, troque-as rapidamente.

 

8-Pneus

Verifique periodicamente se os pneus do seu carro estão em condições adequadas para rodar.

Observe a banda de rodagem, que é a parte do pneu que entra em contato com o solo, quando houver uma protuberância para dentro da borracha de 1,6 milímetros de altura, o pneu não está seguro.

Pneus carecas também devem ser trocados, pois os mesmos apresentam riscos de derrapagem em dias de chuva.

Não esqueça de calibrar os pneus do seu carro ao menos uma vez a cada 15 dias, incluindo o estepe.

Pequenas revisões preventivas podem ser realizadas dentro de sua própria casa, e através delas você pode evitar danos maiores ao seu carro.

Sempre que tiver dificuldade em detectar o mal funcionamento de alguma peça do seu carro ou para as revisões mais complexas, procure um mecânico de sua confiança.

Lembre-se que o carro com a revisão em dia representa a sua segurança, uma boa performance e economia de combustível.

 

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos.
Tem outras dicas? Compartilhe conosco, deixe o seu comentário.

2018-05-08T13:52:05+00:00