6 dicas para fazer o motor do carro durar mais - Facility ABM

6 dicas para fazer o motor do carro durar mais

7 de janeiro de 2021
6 dicas para fazer o motor do carro durar mais

O motor de um carro é o seu coração e, como todo órgão, não deve ter sobrecarga de trabalho ou desgastes que poderiam ser evitados. Para evitar problemas, além de manter a manutenção em dia, você pode adotar algumas medidas fundamentais!

São pequenos cuidados diários que, com certeza, aumentarão a vida útil do motor e poderão prevenir possíveis danos. Vem com a gente?


Não aqueça o motor antes de começar a rodar

Sabe aquele hábito de esperar alguns minutos em marcha lenta antes de sair com o carro pela manhã? Deixe ele de lado. Quando o carro estiver frio, você não precisa esperar, arranque normalmente, após colocar o cinto e ajustar o assento e os espelhos.

Esses poucos segundos –  entre o momento em que você liga o carro até o momento da partida – são o suficiente para que ele esteja pronto para rodar. O que a gente recomenda é ir com tranquilidade até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.


Evite acelerações bruscas

Pisar fundo toda vez que o sinal abre não vai te ajudar a chegar mais rápido a lugar nenhum, só na oficina. É isso mesmo: acelerar de maneira brusca é terrível para a saúde do seu motor e do carro em geral.

Quando rodamos com frequência no trânsito, o motor é obrigado a trabalhar em alta temperatura e isso aumenta ainda mais a temperatura das outras peças. Resumindo, pode causar danos ao sistema de arrefecimento, às juntas, às correias e por aí vai.


Economizar no filtro de ar e de óleo dá ruim

Você não poderia tomar uma decisão pior do que essa para o bom funcionamento do seu carro. Com os filtros, não se pode brincar! Troque o filtro de óleo sempre que esgotar o fluido – não alterne entre trocas. É uma peça consideravelmente barata, se levarmos em conta a sua importância para o desempenho do motor.

A mesma dica vale para o filtro de ar. Troque sem dó nem piedade.


Escolha um excelente óleo

Para evitar estresse no motor, é preciso escolher um superóleo. Se o fabricante do seu veículo recomenda o sintético, mesmo que seja mais caro, siga a recomendação!

E nem pense em misturar com óleo mineral. Prefira gerações mais novas do fluido, pois elas contêm poder de detergência de classe SL.

Investir em qualidade sempre vale a pena. Ainda que não seja tão econômico em curto prazo, você vai perceber que, em longo prazo, vai fazer toda a diferença. Isso porque óleos modernos, de qualidade, não precisam de aditivos. Não negligencie o manual e antecipe a troca de fluído se você rodar por muito tempo em trânsito pesado ou longas viagens.


Combustíveis

O que também influencia negativamente o funcionamento do motor é a escolha de um combustível ruim. Evite trocar com frequência: prefira manter o uso do mesmo.


Assistência Auto

Poder contar com uma Assistência Auto pronta para te atender 24h por dia também é uma dica para quem quer se sentir mais protegido. Afinal, saber que o seu veículo terá a ajuda que necessita para qualquer situação deixa qualquer um mais tranquilo.

A Facility oferece aos seus associados o serviço de Assistência Auto 24h, com o valor da contribuição mensal incluso. Conheça nossos planos feitos sob medida para você!

Se você curtiu esta matéria, compartilhe! 😉