5 dicas para evitar que seu carro ferva

Ninguém quer ficar parado na beira da estrada por estar com o carro fervendo, por isso medidas simples devem ser tomadas para evitar que o motor superaqueça.

Quando o motor do carro esquenta além do suportável, vários problemas podem acontecer, como empenar o cabeçote e, nos casos mais graves, ele pode até mesmo fundir. Para evitar maiores problemas, é importante cuidar de todo o sistema de arrefecimento do seu veículo. Para te ajudar nisso, separamos 5 dicas de cuidados simples para você evitar o superaquecimento do seu carro. São elas:

  • Mantenha o nível correto do líquido do radiador

No reservatório existe uma marcação de nível mínimo e máximo. A quantidade de líquido deve permanecer entre as duas marcas. Abaixo do mínimo, pode faltar. Acima do máximo também pode gerar problemas.

Mantenha o reservatório devidamente fechado. A tampa do reservatório também regula a pressão do sistema e deve ser trocada sempre que necessário.

 

  • Cuidados com as aletas

O radiador conta com aletas pelas quais o fluxo de ar passa e arrefece a água. Por esse motivo, se as aletas estiverem amassadas, a água aquecerá facilmente. Verifique o estado das aletas, se for necessário, você pode desamassá-las com uma chave de fenda quando o motor estiver frio.

 

  • Não utilize água pura

A mistura do líquido varia de acordo com o fabricante, mas normalmente é formada por 50% de água destilada ou desmineralizada e 50% de aditivo etilenoglicol.

O líquido de arrefecimento é responsável pela limpeza do sistema de refrigeração, evita a oxidação e depósitos de sujeiras e eleva o ponto de ebulição da água com o propósito de dificultar que ela ferva.

 

  • Verifique o estado das mangueiras

As mangueiras não podem estar ressecadas, estufadas ou trincadas. Se estiverem em qualquer um desses estados, as mangueiras precisam ser trocadas, bem como as suas braçadeiras.

 

  • Limpeza do sistema

O ideal é que o radiador e todo sistema de arrefecimento seja limpo a cada dois anos. Todo o líquido deverá ser drenado e substituído por uma nova mistura de água destilada ou desmineralizada e aditivo.

 

 

Manter conhecimentos simples sobre o funcionamento do seu carro ajuda bastante e não custa nada. E não esqueça de realizar revisões a cada 20 mil km.

 

E para condições mais adversas, conte com a Facility.

Com a Facility seu carro fica protegido contra furto, roubo, incêndio, colisão e mais.

Você ainda pode contar com a Assistência Auto 24hs e mais benefícios de socorro mecânico, serviço de chaveiro, auxílio pane seca, remoção de veículo, troca de pneus e transporte para você em casos de acidente.

Se você tem um carro e quer protegê-lo, você pode ser um associado Facility.

Verifique em nosso site como se associar e o valor de sua participação para a proteção do seu veículo.

Tem Facility, tá tranquilo!

2018-06-25T11:39:48+00:00