27 de julho é dia do motociclista

Todos os apaixonados por motos certamente levam um estilo de vida diferenciado. Seja somente por estilo, ou profissionalmente, motociclistas são sempre apaixonados por seu veículo de duas rodas.

A data de celebração do dia do motociclista foi escolhida em homenagem póstuma a Marcus Bernardi, motociclista e mecânico da Honda, que faleceu em 27 de julho de 1974. O dia foi sugerido pelo deputado federal Alcides Franciscatto, em 1984, para celebrar todos os que pilotam motocicletas por hobby ou profissionalmente.

Desde a oficialização do dia do motociclista, a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), fundou, no ano de 2000, a “Semana Nacional do Motociclista e o Prêmio ABRAM de Motociclismo”, além disso, sugeriu aos Correios a emissão de um selo em homenagem ao veículo de duas rodas.

A primeira motocicleta foi produzida pelo francês Conde de Sivrac, em 1790. Sivrac uniu duas rodas do mesmo tamanho através de uma tábua de madeira, onde o “piloto” sentava. O deslocamento era proporcionado apoiando alternadamente os pés no chão. O veículo um tanto diferente, batizado de celífero, foi o sucesso do momento, especialmente entre os jovens da época.

Em 1817, o alemão Barão Drais aperfeiçoou o celífero, adaptando um eixo vertical e um “garfo” na roda dianteira, o que permitia “guiar” o veículo.

Em 1867, o inglês Lawson criou a transmissão por corrente e o selim.

Em 1885, J.J Starley apresentou a Rover, que foi um fenômeno entre os mais nobres da Europa.

Em 1951, foi produzida a primeira motocicleta no Brasil, Monark, ainda com o motor inglês BSA de 125cm3.

E assim, a história que começou em 1790, se tornou uma verdadeira paixão entre os admiradores do veículo de duas rodas.

 

Feliz dia para todos os motociclistas tranquilos!

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam do dia do motociclista.

 

2018-07-30T10:10:25+00:00