25 de setembro: Dia Nacional do Trânsito

Em setembro de 1997, foi instituído o Dia Nacional do Trânsito pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O objetivo de marcar o dia 25 de setembro como o Dia Nacional do Trânsito foi chamar a atenção da população sobre a postura de cada um, seja como motorista ou pedestre. A partir da elaboração da data de conscientização, campanhas e ações se tornaram intensificadas durante a Semana Nacional do Trânsito para promover uma reflexão em cada cidadão sobre a sua respectiva responsabilidade pela segurança de todos.

De acordo com o Art 1º, § 1º da lei de trânsito em vigor no Brasil, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”

Ou seja, o trânsito trata-se da circulação de todas as pessoas, animais, veículos motorizados e não motorizados em vias públicas ou privadas. Cada um tem responsabilidade não somente pela sua segurança, mas pela segurança do outro também.

Desde 1997, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece um tema para ser debatido durante a Semana Nacional de Trânsito para despertar o interesse na sociedade em participar ativamente na prevenção de acidentes automobilísticos.

É fundamental a conscientização da postura, o ensino de ações de respeito, precaução, responsabilidades e segurança no trânsito, para que o alto índice de acidentes seja cada vez mais reduzido e vidas sejam preservadas.

Durante os últimos anos, o Brasil chegou ao quarto lugar na lista dos países com o maior número de óbitos em acidentes no trânsito, aproximadamente 40 mil pessoas morrem todo ano.

Com o intuito de diminuir esse alto número, os órgãos e departamentos de trânsito promovem campanhas e até enrijecem leis, como por exemplo a Lei Seca, que atualmente impede que o motorista conduza o seu veículo após ter ingerido qualquer quantidade de álcool.

Faça a sua parte para que esse assustador número de mortes no trânsito diminua cada vez mais. Tenha uma direção segura, respeite as sinalizações, as leis, a vida.

Lembre-se que no trânsito os maiores são responsáveis pelos menores.

Mantenha a atenção, tenha calma e responsabilidade.

Seja um motorista tranquilo!

 

Facility na Semana Nacional do Trânsito.

#UnidosPelaVida

 

Gostou do nosso texto? Compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam sobre o Dia Nacional do Trânsito.

 

2018-09-25T18:13:43+00:00