Se preparando para a primeira viagem de carro

Todos sabemos que andar de carro é sinônimo de liberdade e autonomia. A possibilidade de comandar o seu próprio meio de locomoção e viajar de acordo com o próprio ritmo é uma garantia de conforto. Porém, para quem não possui experiência na estrada e quer realizar uma viagem nela, alguns cuidados são necessários.

Cuidados com o motorista

A segurança dos ocupantes do carro, incluindo o próprio motorista, vai depender de como o automóvel será conduzido. Por isso é importante que o condutor esteja em um bom estado físico e mental, que saiba qual trajeto está realizando e onde quer chegar. Algumas dessas questões podem ser difíceis para quem está pegando a estrada pela primeira vez. A novidade gera insegurança e ansiedade. Porém, com cuidado e atenção, não há o que temer.

Algo que ajuda bastante é não estar sozinho no carro. Ter alguém com quem conversar, que o mantenha alerta, que pode ajuda prestando atenção na estrada ou que tenha experiência sobre o local, é uma forma de garantir que o motorista não caia no sono ou não fique desatento. A presença de outra pessoa, ou outras pessoas, ajuda a aliviar a ansiedade do momento e, caso por algum motivo o motorista precise largar a direção, há alguém para assumir a tarefa.

É inútil viajar se não estiver se sentindo bem. Caso esteja doente, exausto por causa da falta de sono, sobre efeito de alguma substância psicoativa, ou passando mal por outra razão, repense enfrentar a estrada. Durma bem, se mantenha hidratado e não coma refeições muito pesadas para garantir sua segurança e conforto durante a viagem.

Cuidados com o veículo

Depois dos cuidados com os humanos que vão conduzir o veículo, vem os cuidados com o automóvel em si. O ideal é o carro passar por uma revisão certificada antes de viajar, porém sabemos que isso não é prático para todos. Então, realize algumas observações que você mesmo pode fazer.

Começando por baixo, temos os pneus. Na parte externa, deve-se cuidar a presença de rasgos ou furos que podem parecer superficiais, mas durante a viagem podem se tornar mais graves e rasgarem o pneu. Também deve-se prestar atenção nas ranhuras dos pneus. Como todos aprendemos na autoescola, as ranhuras servem para garantir a aderência do pneu à pista. Dessa forma elas aumentam a estabilidade do carro e garantem o controle do veículo, especialmente em situações com a pista molhada.

Por isso, pneus carecas são um grande problema. Os pneus também devem estar bem calibrados, sem pressão em excesso ou murchos. Para saber qual é a pressão ideal para os pneus do seu carro, dê uma conferida no guia do carro para ver as recomendações do fabricante.

Na parte mecânica em si, existem vários pontos que podem ser problemáticos, então devem ser averiguados antes de uma longa viagem. Se o óleo do motor precisa ser trocado, se os freios estão funcionando corretamente (podem haver problemas tanto nos discos quanto no fluido de freio), se a parte elétrica e de sinalização está funcionando como deve e se há água o suficiente no radiador. Esses são alguns cuidados simples, mas que garantem a segurança da sua viagem. Um motorista precavido é um motorista tranquilo.

Cuidados com a estrada

Por último, ressaltamos os cuidados que o motorista iniciante precisa ter enquanto estiver dirigindo. Se você seguiu os conselhos acima, seu carro está mecanicamente bem cuidado, você não está muito ansioso ou nervoso, os últimos cuidados que você precisa ter são sobre como se comportar na estrada. E aqui entra uma informação importante, já que é aqui que muitos motoristas iniciantes pecam.

Uma das principais causas de acidente, e de mortes, no trânsito são as manobras malfeitas. Por malfeitas entendemos como manobras feitas com pressa, sem observar devidamente a pista ou outros veículos, sem tomar todos os passos necessários para realizar a manobra ou outras formas de ser desatento e inconsequente na estrada. Nessas situações, a manobra que mais mata é a ultrapassagem.

Por isso, antes de ultrapassar alguém na estrada, certifique-se de que você está informado sobre o que está acontecendo ao seu redor. Veja qual automóvel está na sua frente, quem está vindo na direção oposta, se já não há alguém atrás de você tentando ultrapassar, e qual a velocidade que você está. Consciente de tudo isso, ultrapasse gradualmente. Já troque a marcha e comece a acelerar na sua pista, para poder passar o menor tempo possível na pista oposta, e assim que cruzar o veículo a frente, retorne imediatamente à pista correta.

A viagem é sua

Bem, se você for cuidadoso e observar todas as dicas que passamos acima, é certo que você vai viajar tranquilamente e chegar ao seu destino sem problema. Para reforçar a sua segurança, dê uma olhada no Programa de Benefícios Automotivos da Facility ou faça uma simulação para ver o quão fácil é proteger você e seu veículo.

2017-11-03T12:56:49+00:00