Road movies: os filmes e a estrada

A viagem é algo que intriga o ser humano desde sempre. Seja na terra, através do deserto, cruzando rios ou o mar, até mesmo explorando o espaço, o ato de viajar é algo que sempre fascinou as pessoas, de todos os tempos e em todos lugares. Isso se manifesta na nossa cultura de muitas formas, está presente em nossos livros, lendas, pinturas e, o nosso assunto de hoje, nos nossos filmes.

O surgimento dos automóveis e das grandes estradas trouxeram uma nova dimensão a essa velha obsessão. A tecnologia nos permitiu alcançar velocidades que antigamente não eram sequer sonhadas. Assim, se tornou possível cobrir centenas de quilômetros em uma fração de tempo. Surgiu também um novo gênero de filmes, os road movies, ou filmes de estrada. Aqui montamos uma lista com alguns dos mais interessantes, para você viajar sem sair de casa.

Bonnie e Clyde – Uma rajada de balas (1967)

Em inglês, Bonnie and Clyde. Esse filme biográfico é baseado na história da dupla de criminosos Clyde Barrow e Bonnie Parker. O filme foi bastante controverso, rompendo com vários tabus da época e fazendo sucesso especialmente com o público mais jovem. O sucesso do filme relaxou algumas imposições da época em relação à presença de sexo e violência no cinema.

Especialmente o final do filme que, na época, foi considerado o final mais sangrento da história do cinema. Ele não é considerado um documentário, uma reprodução fiel dos acontecimentos do verdadeiro casal Bonnie e Clyde, mas utiliza a história de vida deles como base para um filme com muita ação e aventura.

Sem Destino (1969)

Em inglês, Easy Rider. Com Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson, esse é um filme de estrada clássico e um importante contribuinte para a cultura motociclista. O filme conta a história de dois motoqueiros que viajam pelo Sudeste e pelo Sul dos Estados Unidos transportando os lucros de uma venda de drogas.

O filme foi famoso (e infame) na época por mostrar explicitamente o uso de maconha e outras substâncias ilegais. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre os motoqueiros que existiam na margem da lei e da sociedade, o filme é uma boa recomendação.

Débi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros (1994)

Em inglês, Dumb and Dumber. Quem quer um filme mais leve e que possa assistir com as crianças, essa comédia com Jim Carrey e Jeff Daniels são uma boa escolha. O filme conta a história dos homônimos Débi e Lóide, dois amigos não muito inteligentes, mas com boas intenções, que partem em uma viagem para o Colorado para retornar uma mala de dinheiro ao seu dono. No caminho, um grupo de criminosos interessados na mala persegue os dois.

O filme, lançado nos Estados Unidos em dezembro de 94, foi um enorme sucesso de público, mesmo não obtendo essa mesma popularidade com a crítica. A performance de Jim Carrey contribui para a sua popularidade nos anos 90 e ajudou a estabelecer ele como um dos maiores nomes da comédia em Hollywood.

E Sua Mãe Também (2001)

Em espanhol, Y tu mamá también. Esse drama mexicano é dirigido por Alfonso Cuarón, estrelando Maribel Verdú, Garl García Bernal e Diego Luna. A história se passa no ano de 1999, se passando em

um cenário regido pelas mudanças sociais e econômicas que o México sofria no final da década de 90. Uma dupla de amigos conhece uma mulher mais velha, e decidem viajar com ela a uma praia paradisíaca chamada Boca del Cielo. O filme contém sexo e uso de drogas explícito, o que pode complicar assisti-lo em família, mas para os adultos fica a recomendação.

Férias no Trailer (2006)

Em inglês, RV. Essa comédia, com Robin Williams, é perfeita para quem quer algo que vá divertir todo mundo. É a história de uma família que aproveita as férias para viajar em um motor-home. Robin Williams, o pai, vê sua família como desunida e afastada, e utiliza essa viagem como uma tentativa de uni-los. Porém, ao longo dessa jornada eles encontram muitos problemas, desde o próprio motor-home até outros viajantes ainda mais esquisitos que eles. Divertido e acessível, ótimo para fazer rir crianças e adultos.

Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Em inglês, Mad Max: Fury Road. Dirigido por George Miller, estrelando Tom Hardy e Charlize Theron, um dos melhores filmes de ação da última década é também um filme de estrada. Violento, mas sem ser vulgar, dinâmico, mas sem ser superficial, Mad Max foi altamente elogiado pela crítica e foi sucesso absoluto de bilheteria, lucrando mais de 370 milhões de dólares. Caso esteja procurando um filme de ação que seja mais do os mesmos tiros e explosões de sempre, esse filme acelerado e envolvente é uma das melhores recomendações que podemos fazer.

Não é recomendável para assistir com crianças, devido à sua violência e algumas cenas mais explícitas. Mas, podendo assistir, não perca esse filme, que une uma bela cinematografia do deserto australiano com uma história explosiva movida a gasolina.

2017-09-22T15:31:34+00:00