O que rima com verão? Hidratação!

Já estamos no final de setembro, com a temperatura aumentando em todo o Brasil. Muitas pessoas e suas famílias já estão começando a planejar o que irão fazer durante o verão. Ir para a praia, conhecer uma cidade nova, visitar parentes, todas são possibilidades para quem quer aproveitar a estação.

Para os que escolhem a praia e o calor, é necessário tomar algumas precauções. Todos já sabemos da importância do protetor solar e de evitar os raios ultravioletas. Junto com essas preocupações, deve vir a de se manter corretamente hidratado. E o que não falta a esse assunto é importância.

Água para todos lados

Passando o dia a dia nas cidades é fácil esquecer que o mundo, acima de tudo, é feito de água. A água cobre 71% da superfície terrestre, sendo encontrada 96,5% nos oceanos e mares, 1,7% em rios e canais terrestres, e 1,7% em congelada. Apenas 2,5% da água total do planeta é água doce, sendo própria para o consumo, e mais de 98% dessa água está na forma de gelo. Menos de 0,3% da água doce se encontra em rios, lagos e na atmosfera.

A água faz parte um ciclo importante para todo os seres vivos. Ela passa por um processo de evaporação nas suas fontes, a partir do qual ela se condensa em nuvens, onde ocorrerá a precipitação e ela se converterá em gotas que caíram no solo e irá reiniciar todo esse processo. O ciclo da água é importante para o ecossistema e para outras aplicações, como a agricultura e a indústria.

O uso dessa riqueza

Aproximadamente 70% da água doce no mundo é utilizada para a agricultura, mostrando o quão necessário ela é para a nossa economia. E não para por aí. A pesca e o cultivo de peixes são uma grande fonte de alimentos em muitas partes do mundo. O transporte em larga-escala de muitos produtos importantes da economia (carne, grãos, óleo, gás combustível) é feito através de navios que cruzam rios, canais, mares e oceanos. A água também é um excelente solvente para uma variedade de substâncias, fazendo dela uma parte essencial da indústria.

E não podemos esquecer nós mesmos. Os seres humanos são principalmente compostos de água. Não apenas nós. Toda vida conhecida até hoje pela humanidade precisa de água para sobreviver. De um ponto de vista biológico, a água contribui para existência e proliferação dos seres vivos. Desde a poça d’água onde vivem bactérias, à humidade que se acumula em um canto e permite o surgimento de fungos, da água que permite às plantas realizarem fotossíntese, o riacho onde os animais bebem até ao líquido cristalino que está no nosso copo, a água é esse ponto em comum entre todos seres vivos.

No verão, especialmente quando estamos viajando e mais preocupados com o lazer, a importância da hidratação pode parecer algo desnecessário. Mas, depois de ver a importância da água ao longo desse texto, você deve ter percebido que passar sede é muito mais do que uma forma de desconforto, mas algo que tem consequências reais no nosso organismo.

Acima de tudo, se hidratar

A água deve ser bebida com frequência. Não existe uma quantidade fixa de água que cada pessoa deve ingerir. Isso vai depender do organismo de cada um. Alguns doutores usam oito copos d’água como a média geral a ser utilizada. Porém, existe uma métrica mais confiável e mais prática. É a sua

própria urina. Se ela estiver levemente amarelada ou transparente, você está bem hidratado. Se ela estiver amarela ou mais escura, está na hora de se hidratar.

É importante ressaltar que o que realmente importa é água. Podemos beber café, chá, refrigerante, mas o que realmente contribui para a nossa hidratação é a água. A cafeína, por exemplo, age como um diurético e estimula a pessoa a urinar. Também é útil para complementar sua hidratação no verão comer alimentos que são ricos em fluidos, como a melancia, o tomate e o alface.

Nas últimas décadas surgiram bebidas como o Gatorade, que se posicionam no mercado como fontes de hidratação ricas em minerais e eletrólitos. Eles até podem conter esses componentes, mas é importante prestar atenção, já que eles podem possuir outros componentes que fazem mal. Podem conter açúcares, corantes e, um grande inimigo da hidratação, sódio em excesso. Por isso, dê preferência à água para a sua hidratação.

Água para viver e aproveitar a vida

É importante se manter bem hidratado o ano inteiro, mas no verão essa necessidade está acentuada. O calor, o suor e a atividade física fazem com que nessa época beber água seja ainda mais importante.

Se poupe dessa ansiedade e mantenha uma garrafa de água sempre próximo. E caso queira eliminar outras ansiedades da sua vida, dê uma olhada no pacote de benefícios da Facility e veja como ele pode aliviar as preocupações.

2017-09-21T12:55:25+00:00