O que é motocross?

Corrida de motos, uma paixão que só faz crescer. Embora existam várias modalidades, vamos nos concentrar aqui em falar do motocross. Essa modalidade de corrida com motos faz um apelo muito forte ao nosso espírito de aventura.

Como as provas são realizadas longe de centro urbanos, na maioria das vezes, é preciso se deslocar um pouco até os locais de prova. E do mesmo modo que a corrida de motocross, a estrada vai ficando pior, vão surgindo atoleiros…

Nós sempre pensamos nas entradas antes de ir a um evento desses. Pense também em se associar a Facility. Vale a pena.

Sobre o Motocross

As motos para motocross não são as mesmas motos para se circular no cotidiano nas cidades ou pelo asfalto. Embora o esporte tenha começado com fábricas adaptando motos para esse tipo de desporto, hoje já existem fábricas que produzem motos exclusivamente para esse fim. E é nesse ponto que os patrocínios se tornaram mais frequentes, diga-se.

As competições ocorrem em circuitos fechado, também chamados de pistas fechadas. Apesar de várias modalidades serem praticadas, de modo geral, estas pistas tendem a replicar condições adversas como as condições do terreno. Molha-se o terreno para aumentar o grau de dificuldade das competições.

Ah, um detalhe: por pista fechada queremos dizer o formato da pista em que é realizada a prova. As competições de motocross são realizadas em espaços abertos, para dar mais destaque aos saltos através de rampas. A diferença do motocross para o supercross é que este segundo possui rampas maiores na composição da pista.

O que buscamos ao assistir uma competição de motocross? Além da potência de máquinas e inovação tecnológica, principalmente através de motores mais potentes e que consomem com mais eficiência o combustível, buscamos ver os pilotos vencendo desafios que não são do nosso cotidiano.

Pelo menos, espera-se que não sejam desafios do nosso cotidiano…

Sinalizações durante a competição de Motocross

Como em outras provas de esportes de velocidade, bandeiras são utilizadas para se fazer comunicação com os participantes. Bandeiras diferentes, naturalmente, terão um significado diferente.

De modo geral, as indicações abaixo são usadas em provas de motocross do mundo todo, ao menos nas provas oficiais da Federação. É bastante interessante que nós

também estamos sendo comunicados de algo, podendo acompanhar o evento esportivo de um modo mais dinâmico. As informações abaixo foram retiradas do site regrasdoesporte.com.br. Recomendamos este site pela praticidade e qualidade nas informações.

Vamos às bandeiras das provas de motocross:

Bandeira xadrez indica o fim da prova.

Bandeira amarela indica perigo ou ultrapassagem proibida.

Bandeira com listras amarelas e vermelhas indicam que é são proibidos a ultrapassagem e o salto.

Bandeira azul indica que o competidor retardatário deve dar passagem a uma moto que esteja com velocidade maior.

Bandeira verde indica que a pista está livre para que seja iniciado o processo de largada.

Bandeira vermelha indica que a corrida foi interrompida por conta de questões meteorológicas ou imprevistos.

Bandeira preta indica a desclassificação de um competidor.

Bandeira branca com uma cruz vermelha indica que a equipe médica se encontra dentro da pista para assistir a algum participante.

Mais do que descrever

Motocross não me parece algo que nós podemos falar para sempre no assunto, o mais interessante mesmo é ver, assistir, acompanhar. Para nossa sorte, hoje nós temos o youtube quem vem em nosso auxílio. Do Campeonato Brasileiro de Motocross de 2017, a minha etapa favorita foi a de São José, em Santa Catarina. Saindo um pouco das competições, vamos falar de habilidade. Neste vídeo, temos uma competição de hillclimbing, ou seja, escalar o morro; só que com motos. A competição se realizou na Bélgica, em 2010, e o vídeo foi disponibilizado pela endurolife.com. Foi uma escalada impossível, diga-se. Para ver um vídeo de escaladas de sucesso (algumas), tente este disponibilizado pela Enduro KeX.

Os saltos são a parte mais interessante do motocross, mas nem sempre finalizados como se espera. Nesta compilação do canal The Top, temos 60 saltos que tiveram algum problema. Apesar da compilação ser interessante, não concordo que o segundo tenha sido uma falha, parece que fora planejado.

Por fim, uma compilação de sucessos e falhas de pilotos. Todos tentam acertar, mas nem sempre a estratégia é a melhor escolhida ou a habilidade é suficiente para tanto. Você pode acessar o vídeo do canal MotoTube clicando aqui.

Correndo para onde?

Transitar pelas estradas brasileiras parece mais uma competição de motocross. E estamos falando de estradas em vias urbanas, também. Sem contar que é preciso rodar bastante até chegar onde são realizadas as provas.

É preciso tomar certos cuidados quando se está na plateia, assistindo uma competição de motocross. Afinal, em um esporte tão intenso, alguns acidentes podem ocorrer. Fique atento à sua localização, não pare muito próximo da pista e vá acompanhado assistir às provas. Associe-se à Facility. Além dos benefícios, você está se protegendo de percalços que podem ocorrer enquanto você se dirige para acompanhar a competição de motocross.

2017-10-26T17:35:32+00:00