Importância de fazer a manutenção nos freios!

Os sistemas de freio estão ficando cada vez mais modernos, complexos e contando com ainda mais tecnologia de fábrica. Isso não é uma coisa ruim, afinal, tudo isso veio para trazer mais proteção ao veículo e seus ocupantes.

 

Por isso, a manutenção preventiva tem se tornado cada vez mais essencial na vida dos motoristas. Fazer um check-up antes de viajar, pegar a estrada e evitar que algo possa apresentar problemas é o ideal para garantir que um possível defeito não se torne um grande problema.

 

Afinal, a quantidade de componentes que fazem parte do sistema de freios é grande, então, quanto mais cedo alguma falha for detectada, melhor.

 

De acordo com o Mecânica Industrial:

 

A manutenção de freios de um carro, incluindo a substituição do freio, é uma das maneiras de manter seu carro e sua família segura. Um mecânico de confiança sabe como fornecer boa qualidade de trabalho para que seus clientes estejam a salvo.

Ao falar sobre a segurança do carro, as pessoas ignoram os freios do veículo. Pode-se dizer que os freios são vitais quando se trata da manutenção do carro. Se estes dispositivos estão em condição superior, isto faz toda a diferença no momento em que é necessário brecar o carro a tempo. Freios que não são mantidos em bom estado podem falhar numa frenagem brusca, causando acidentes graves.

O próprio uso constante do automóvel pode causar o desgaste dos dispositivos de frenagem antes do tempo. O estilo de condução do proprietário é uma indicação de quão rápido os freios vão se desgastar. O ato de parar e iniciar o movimento do veículo vai desgastando os componentes aos poucos. Já a condução defensiva vai evitar o desgaste dos breques. Cabe lembrar que o planejando e a boa utilização do veículo prolonga a vida de todos os componentes.

Ao dirigir, é importante prestar atenção ao funcionamento dos freios. Você vai reconhecer o correto desempenho deles quando dirigir por um tempo. Eles vão apresentar falhas evidentes se existir um problema mecânico. É por isso que a luz de advertência do freio é muito importante, porque ela avisa que os freios precisam de atenção.

 

Outro problema é o pedal vibrando ou pulsando rapidamente quando você pressiona o pedal para baixo. Isto significa que os rotores que são encontrados nos travões de disco foram usados de forma irregular e terão de ser substituídos.

Muitas pessoas perguntam o que fazer quando os freios começam a travar. Isso é causado quando a pastilha está danificada. Problemas tais como o pedal dando um ruído alto e caindo no chão, fazendo com que o carro se desvie para um lado, são indicações de problemas imediatos. Estes são problemas de freio que devem ser avaliados por um mecânico. Há muitos sinais que um mecânico treinado e especializado pode detectar, o que um leigo não pode.

Há muitos problemas que os freios podem sofrer. É importante pedir que o mecânico verifique se os dispositivos estão na melhor forma. Se os freios e as pastilhas de freio estiverem desgastados, há grande risco de causar um acidente e ferir pessoas inocentes. Por isso, o ideal é nunca deixar que estas peças cheguem ao ponto do desgaste total, sempre checando as peças mecânicas e as condições de desempenho de cada uma delas.

Ao adiar os reparos dos freios, o proprietário de um automóvel pode causar mais danos aos freios, o que acaba custando ainda mais dinheiro para consertá-los. Há mecânicos que trabalham exclusivamente com reparos em freios e conhecem os problemas que muitos motoristas enfrentam todos os dias. Eles também sabem que é importante corrigir os problemas que surgem, ou antes mesmo de apresentarem maior risco.

 

 No dia a dia com os veículos, é bom andar atento a alguns sinais que podem indicar problemas no sistema de freios.

Aqui abaixo, apresentamos a lista dos mais comuns para você ficar sempre ligado:

 

  • Volante com trepidação: se quando você frear, você sentir alguma trepidação no volante, pode ser sinal de um disco empenado;

 

  • Barulho de “ferro batendo com ferro”: se ouvir este barulho durante as frenagens, pode ser um sinal de que as pastilhas precisam ser trocadas com urgência;

 

  • O pedal de freio baixo: se o pedal de freio estiver muito pra baixo, pode ser falta de fluído (geralmente isso é indicado no painel) ou também algum problema com o servo ou até com o cilindro mestre.

 

 

Essas são apenas algumas dicas para você ficar de olho e garantir que não haja dor de cabeça com esse sistema tão importante.

 

Já temos tanta dor de cabeça diariamente, escolha não ter problemas com a proteção do seu veículo, faça uma simulação agora no nosso site: http://facility.org.br/simule/

 

Associado Facility é protegido em todo território nacional contra roubo, furto e colisão!

Para mais informações sobre nossos serviços e benefícios, acesse: http://facility.org.br/

 

2018-02-08T13:51:36+00:00