Loading...

Freio ABS

Freio ABS

É uma tecnologia que chegou pra nós nos anos 90, quando a parte mecânica foi deixada de lado para dar lugar ao freio eletrônico. Um dos avanços no meio dos automóveis. A sigla ABS é ‘Antilock Brake System’, em inglês, já no português, quer dizer – Sistema Antibloqueio de Frenagem.

E o que faz com que seja diferente? Bom, por exemplo, você está em alta velocidade e precisa frear rapidamente, o ABS evita o travamento de uma ou mais rodas. E essas rodas, são compostas por um conjunto de sensores de velocidade, assim intercalada entre as quatro rodas.

O ABS também evita com que a pressão hidráulica na roda trave, assim quando pneu perder aderência com o pavimento não aconteça a derrapagem. Um sistema que veio pra fazer a diferença na vida dos motoristas, além de moderno é muito seguro.

Tipos de freios ABS

EBD – Electronic Brakeforce Distribution, que no português significa, Sistema de Distribuição Eletrônica de Frenagem. Essa classificação do ABS tem a finalidade de distribuir a frenagem entre eixos em casos normais, lembrando que 30% no eixo traseiro e 70% no dianteiro.

BAS – Break Assist System, este já atua em situações críticas, de perigo, uma parada rápida, pois a sua frenagem age de forma inteligente assim aumentando a força.

AFU é uma palavra francesa – Aide au Freinage d´Urgence, que no português é Auxílio à Frenagem de Urgência. Este atua em casos de emergência, porque assim que a velocidade é detectada pelo sistema, ele aplica uma força extra ao freio para que o carro pare e o ABS continue a funcionar. Há uma pequena falha que acontece no pedal do ABS, por causa da forte trepidação, assim com essa classificação o AFU minimiza e pode até anular essa imperfeição.

Qual o seu tipo de freio preferido? Comenta pra gente!

 

Fonte: http://www.autostart.com.br/

Foto: http://blog.tuningparts.com.br/

2017-01-03T22:48:58+00:00