Dicas para superar o medo de dirigir

Se você tem medo de dirigir ou conhece alguém que tenha, vai valer a pena tirar uns minutinhos para ler esse post e se informar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 6% dos motoristas brasileiros possuem amaxofobia, que é o nome técnico para a Fobia de Dirigir. Dá uma olhada nas nossas dicas e você vai conseguir começar a se libertar disso.

A Psicóloga Flávia Martins de Melo Dantas trabalhou em parceria com o Detran com candidatos à CNH no estado de Goiás. Desde então ela foca o seu trabalho em ajudar pessoas com temas de Psicologia do Trânsito, atendendo pessoas com traumas de trânsito e até preparação mental para novos desafios no volante.

Olha as informações e dicas preciosas que ela disponibilizou no seu blog “Terapia de Bolso“:

 

UMA EXPLICAÇÃO PSICOLÓGICA SOBRE O MEDO DE DIRIGIR

 

Psicologicamente falando o ato de dirigir é complexo, envolve diversas competências cognitivas, habilidades e atitudes. Requerendo do motorista um nível considerável de maturidade emocional e capacidade intelectual, as quais lhe permitam interpretar estímulos e reagir estrategicamente enquanto conduz seu veículo.

Não à toa existe o teste psicológico para emissão de CNH. Dirigir é algo simples, mas muito complexo ao mesmo tempo. Por isso é preciso ter um bom estado de funcionamento cognitivo, psicológico e emocional e os testes ajudam nisso.

Por vezes, podemos nos achar incapazes de dirigir, hora por alguma situação traumática que tenhamos vivenciado no passado, ou mesmo por uma crença errônea que nos faz acreditar que não conseguiremos dar conta do recado, ou devido a traço de personalidade perfeccionista, com dificuldades de entender e aceitar os erros do principio e com a necessidade de planejamento e certeza que vai dar certo.

Observo clinicamente que a maioria da demanda possui medo errar ou medo da crítica e não propriamente medo de dirigir.

O medo é inerente a todo ser humano e ele é bom, pois te proporciona cautela e cuidado. O problema do medo é quando ele te paralisa, aí ele se torna patológico. Quando o medo paralisa a pessoa a ponto de não conseguir enfrentá-lo, é preciso tratá-lo. O medo de dirigir pode esconder outras inseguranças. Por causa disso, a dificuldade para superar o problema é ainda maior.

Existem vários graus de amaxofobia (medo de dirigir).  Pessoas  com fobia de túnel , pontes  ou determinadas rotas temidas. Alguns não passam  nos seus exames de direção para adquirir uma carteira de habilitação. Alguns até mesmo podem conseguir tirar a habilitação, mas se recusam a dirigir. Em casos extremos, uma pessoa pode até ter pavor de ser um passageiro no veículo.

Na clínica tenho orientado casos de bloqueios devido a medos que começam em momentos traumáticos ou até mesmo coisas que vem desde a infância.

Sobre traumas Freud diz o seguinte:

O ego se sente desamparado, atordoado e abandonado à sua sorte diante de um aluvião de excitações demasiado poderosas para que os processos mentais do ego possam-nas manejar.

Ou seja, existem conteúdos mentais tão fortes que impedem o Eu de controlar os pensamentos racionalmente.

Nessas horas analisar a situação psicologicamente pode ser muito positivo. O autoconhecimento pode nos libertar de crenças negativas inconscientes e nos permitir superar limites. Qualquer pessoa pode ser capaz de desenvolver bem sua habilidade de conduzir um veículo, se perfeiçoando através da prática.

Se você se encontra nessa situação de medo ou bloqueio na hora de dirigir, seja qual for o motivo, me acompanhe que vou te passar algumas dicas para te ajudar a lidar positivamente com essa situação. Por mais simples que possam parecer, minha experiência clínica me mostrou que tais dicas são pontos chave na maioria dos casos com fobia de dirigir.

 

10 DICAS DE UMA PSICÓLOGA DO TRÂNSITO PARA SUPERAÇÃO DO MEDO DE DIRIGIR

 

NÃO PENSE MUITO!

 

 Isso mesmo! Se você tem medo de dirigir certamente vai pensar muito antes de tomar a decisão de enfrentar o medo.

E tome cuidado!  Seu mecanismo de defesa te sabotará para você se esquivar do processo de enfrentamento do medo, com pensamentos negativos e catastróficos para que assim você se boicote.

Lembre-se seja mais forte que sua maior desculpa!

 

SELECIONE SUAS CARONAS 

 

Se for a primeira vez que você decide iniciar o processo de aprendizagem, procure cercar-se de pessoas que te apoiem, te incentivem e que te ajudem a superar seus medos. Pessoas que nos fazem sentir bem são propulsoras e coadjuvantes do nosso sucesso.

Você provavelmente já colocou alguém para lhe acompanhar nessa tarefa: marido, amigo, pai. Lembre-se se não for para ajudar que não atrapalhe.

Certifique-se que seu carona vá te estimular e não te desmotivar.

 

PROGRAME SEU APRENDIZADO E TREINO

 

Se você já encontrou alguém para te ajudar ou se decidiu enfrentar sozinha programe um dia para começar. Melhor dia para executar essa tarefa é no domingo e lembre-se da dica 1.

 

FAÇA TREINOS CURTOS

 

Em uma manhã de domingo, ou qualquer outro dia calmo, pegue o carro e dê uma volta no quarteirão. Não se preocupe com o tempo e com a perfeição em executar essa tarefa.

Leve uma garrafa de água e uma toalha para enxugar o rosto ou as mãos quando estiver ansiosa. Faça isso pelos próximos dias até se sentir mais segura e confiante. Quando estiver mais tranquila, passe para a próxima dica.

 

SEJA RESILIENTE, NÃO SE ENTREGUE FÁCIL!

 

Se errar continue tentando se permita errar pois através do erro e possível o aprendizado, provavelmente para aprender a andar de bicicleta você caiu. O ser humano leva cerca de um ano e meio para aprender a andar, algo natural da evolução humana e quanto tempo acha que levará para aprender a dirigir!

 

PASSE A MARCHA E AUMENTE SEU PERCURSO

 

Essa é a hora de aumentar percurso: agora são dois quarteirões. Continue nesse trajeto até ter total domínio e segurança da direção. Se você ainda tiver medo do carro desligar no meio do caminho, treine bastante o ponto da embreagem e só siga para a próxima etapa quando sentir mais segurança.

 

SUPERE NOVOS OBSTÁCULOS

 

Agora você já pode dar uma volta pelo seu bairro e continuar nesse caminho até se sentir mais segurança.

Aos poucos, coloque pequenos obstáculos, como uma paradinha na padaria ou na manicure. Logo você pode expandir seu trajeto para outros pontos da cidade, sendo independente.

 

ACREDITE EM VOCÊ, POXA!

 

Como você pode acreditar que vai falhar e ficar se bloqueando se você tem toda capacidade possível para lidar com essa nova situação??

E mesmo se não conseguir de primeira, poderá tentar outra vez e tentar quantas vezes for necessário, até sentir-se seguro. Vamos encarar como aprender um novo idioma: é tudo diferente, mas ao mesmo tempo excitante e nos faz querer aprender ainda mais. E mesmo se erramos, não há problema nenhum nisso, afinal, não nascemos falando em outra língua. Faz parte do processo de aprendizagem!

 

9 SE FOR PRECISO MUDE DE AUTOESCOLA

 

Se você já tentou uma vez, com pessoas ou instituições que não te deixaram à vontade, que te deram insegurança. Se for esse o caso busque uma nova instituição, novas pessoas, novos ares, proporcionando assim uma nova experiência.

E se pensarmos como um roteiro de uma nova viagem? Precisamos escolher um novo destino, lugares à visitar, hotéis onde ficar… Alegre-se com essa nova aventura!

 

10 APRENDA A SUPERAR OS PENSAMENTOS SABOTADORES

 

Se ainda bater aquela dúvida, tenha em mente todos os benefícios que você mesmo terá em dirigir. Faça uma lista de vantagens:

  • Pense na autonomia
  • Na possibilidade de realizar viagens e passeios
  • Na liberdade, em poder sair quando e como quiser
  • Na qualidade de vida
  • Em conseguir colocação em cargos ou concursos que exijam ou necessitem de CNH
  • e em toda a satisfação que você adquirirá.
  • Poder levar filhos na escola lhes proporcionando orgulho.

 

Um ego mais amadurecido tem condições de utilizar defesas mais estruturadas. Quando temos uma meta decidida fica mais fácil pra mente se organizar.

 

Dica Extra: supere seu medo e contrate a Facility

Para você que já entendeu as dicas e vai superar o medo e agora está preocupado com a proteção do seu veículo, a Facility é a solução. São mais de 20 mil associados ressarcidos e protegidos contra roubo, furto e colisão. Visite nosso site ou nossa sede e comprove nosso preço e atendimento.

faça uma simulação grátis  

Quem tem Facility, tá tranquilo!

 

2018-02-08T13:30:53+00:00