Dicas na hora de pesquisar o seu carro

De acordo com o blog do Car Líder:

Na hora de comprar um carro novo, muitas pessoas ficam confusas sobre o que é realmente importante pesquisar, qual o momento e o tipo de carro certos para suas demandas, enfim, quais os passos para uma compra segura e como se prevenir de arrependimentos.

Nós já fizemos um passo a passo da compra justamente para auxiliar quem estiver com dúvidas. Mas se você já sabe o tipo de carro que você quer, a margem de preço compatível com seu orçamento e se decidiu que agora é o momento correto de trocar ou comprar um carro, chegou a hora de pesquisar.

Nos dias de hoje, as visitas às concessionárias diminuíram consideravelmente. Isso porque a primeira atitude das pessoas é procurar na internet.

Veja nossas dicas para pesquisar seu carro.

 

A internet ao pesquisar seu carro

 

A internet é atualmente um facilitador de muitas coisas, inclusive na hora da compra de mercadorias e contratação de serviços.

Pesquisar na rede as  opções de carros perto da sua casa economiza tempo precioso, que pode ser melhor gasto nas visitas  dos carros selecionados.

Se você vai comprar um carro novo e já se decidiu pelo modelo, a pesquisa vai se limitar às formas de pagamento anunciadas, qual a política de troca (caso pretenda dar o carro anterior como entrada do negócio), bem como os serviços oferecidos pela loja e o atendimento.

Por outro lado, se você busca um carro seminovo, na pesquisa você ainda vai incluir a confiabilidade da compra (se será em loja, concessionária ou compra particular), as fotos do carro, que devem aparentar bom estado de conservação, bem como a análise de informações importantes como ano, quilometragem e equipamentos/opcionais dos veículos selecionados para visita.

A maioria dessas informações já são encontradas na internet. Desde a pesquisa no mapa para conhecer as lojas próximas, os carros disponíveis no estoque de cada uma, as vantagens e políticas de pagamento, troca, além das ofertas.

Muitas concessionárias possuem políticas claras de valorização do usado oferecido na troca, com promoções que prometem pagar os preços da tabela FIPE. Outros lugares buscam conquistar os clientes oferecendo serviços de pós-vendas, com descontos em revisões e serviços da oficina e garantias estendidas, que também podem valer muito a pena.

Toda essas informações disponíveis são indispensáveis para que você determine os carros e locais que deseja visitar. Assim, antes mesmo de sair de casa, você já pode pesquisar seu carro e ter em mãos os preços médios do mercado, bem como quais são as concessionárias mais próximas, com o melhor estoque e preço.

 

Na concessionária

 

Apesar de ser uma “mão na roda”, nem tudo a internet pode resolver.

É preciso lembrar que, para além do que é anunciado, ainda existe a própria visita ao carro e a negociação na concessionária.

Na hora da visita de um seminovo, já descrevemos todos os pontos importantes de se analisar antes, durante e depois da compra No Guia do Seminovo.   

Uma dica importante tanto para novos como seminovos é algo que as pessoas acabam se esquecendo ou tendo preguiça de fazer: o test drive.

 

Test Drive

 

O test drive é a melhor maneira de verificar se o carro é realmente espaçoso e confortável, se a dirigibilidade é adequada, se o campo de visão é bom, tanto do vidro traseiro como em relação à altura do painel e espaço no parabrisa. Levando um carona é possível conferir, ainda, se no banco traseiro tem espaço adequado para as pernas, se três pessoas cabem confortavelmente etc.

O test drive serve, inclusive, para conferir melhor o estado mecânico do carro seminovo, se não há nenhum barulho estranho e como se comporta a suspensão do carro, por exemplo.

Ele também é excelente para quem tem mais de um veículo em mente, com boas relações de custo-benefício, mas ainda está em dúvida. No test drive a experiência com o carro pode ser determinante, tanto para a escolha como para o descarte.

Assim, na hora de pesquisar seu carro, não deixe de aproveitar as vantagens do test drive.

 

Negociação

 

Se você já pesquisou na internet sobre os preços médios dos modelos, já selecionou os carros mais interessantes, fez a visita e o test drive, agora chegou a parte da negociação.

Nessa hora é importante frear a impulsividade. É preciso pesquisar, pechinchar e comparar as propostas entre as lojas, afinal, a margem de lucro, a situação das vendas e as possibilidades de desconto de cada concessionária podem ser muito diferentes, mudando bastante o preço final da negociação.

Por isso vale a pena ter mais de duas possibilidades e, é claro, se você já fez um bom negócio em alguma concessionária, já tem um relacionamento de confiança com o serviço e o atendimento da empresa, porque não incluí-la nas pesquisas, você tem grandes chances de acertar outro bom negócio com quem você já conhece.

Finalmente, vale lembrar algumas dicas que mencionamos nos Passos para Comprar seu Carro e Ser Feliz.

Comprar no final do mês, trimestre ou semestre é uma delas, quando vendedores precisam cumprir metas estabelecidas e as concessionárias acabam oferecendo bons descontos. Preferir a tarde à manhã, bem como a segunda ao final de semana obedece à lógica da oferta e procura e aposta na falta de outras oportunidades para o vendedor, o que, todavia, nem sempre se verifica.

Uma dica final é aproveitar o modelo do ano quando há o lançamento da versão seguinte, momento em que descontos para a renovação dos produtos são comuns. Mas atenção, essa estratégia somente vale a pena
se a atualização não traz mudanças significativas, estéticas ou na lista de equipamentos, e se o desconto oferecido é relevante de, no mínimo, 20% do valor do carro.

A Informação mais importante é: não deixe o seu carro desprotegido, novo, seminovo ou antigo a proteção é essencial. Proteja contra roubo, furto e colisão com a Facility!

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

2018-01-25T17:52:41+00:00