Conheça os principais combustíveis feitos do petróleo

Combustível é, no sentido mais amplo da palavra, todo material utilizado para interagir com outras substâncias para resultar na liberação de energia. Desde que os primeiros seres humanos utilizaram lenha para se aquecer, até os elementos radioativos que alimentam usinas de energia nuclear, os combustíveis são uma peça essencial de toda sociedade humana.

No mundo do século XXI, a dependência dos seres humanos nos combustíveis a base de petróleo está maior do que em qualquer outro ponto da história. Uma das principais manifestações disso são os nossos automóveis, que são parte essencial do funcionamento da nossa sociedade contemporânea, e que consomem esses combustíveis em uma escala gigantesca. Para entender um pouco mais sobre o que é que move nossos veículos, montamos esse breve artigo sobre o assunto.

Gasolina

A gasolina é um dos combustíveis mais populares para veículos automotores. Ela é um líquido transparente e inflamável, utilizada para alimentar motores de combustão interna. Ela é produzida em refinarias, sendo destilada a partir do petróleo bruto. O seu rendimento médio é de 72 litros de gasolina para cada 160 litros de petróleo, embora essa proporção vai variar dependendo da composição do petróleo.

Os primeiros motores a base de combustão interna começaram a surgir no final dos anos 1800. Mas foram nas primeiras décadas do século XX que os modelos foram se tornando mais práticos e eficientes. Da mesma forma, a gasolina sendo utilizada motores também foi evoluindo. Um problema comum na gasolina da época era a combustão precoce. Na década de 20 esse problema começou a ser resolvido e se desenvolveu gasolina com a combustão compatível com o funcionamento do motor. Na década de 50 as refinarias passaram a se concentrar em produzir combustíveis com maior octanagem, assim como a adicionar detergentes que ajudam a limpar os carburadores.

É possível misturar a gasolina com o álcool etílico, mais conhecido nos postos de gasolina do Brasil apenas como etanol ou álcool. Essa mistura é feita no Brasil há muitas décadas, mas em determinados períodos porcentagem de álcool para gasolina ficou maior. Por exemplo, em 1931 o brasileiro usava a gasolina E5 (com 5% de álcool) enquanto em 1966 usava a gasolina E25 (com 25% de álcool). Desde a crise do petróleo de 1973, não se vende mais no Brasil a gasolina E0, ou seja, gasolina pura. Como resposta, as montadoras já adaptaram os motores dos seus carros vendidos no Brasil para se adaptarem a essas misturas.

Diesel

O diesel é um óleo destilado do petróleo bruto, que foi descoberto através de experimentos do inventor alemão Rudolf Diesel. Ao contrário da gasolina, é pouco inflamável, sendo a sua combustão não realizada com velas de ignição ou centelhas, mas através de um sistema de compressão. Isso torna os motores a base de diesel máquinas confiáveis com um regime de baixas rotações, o que o torna ideais para equipamentos que cumprem funções pesadas, como furgões, máquinas de construção, locomotivas, navios e caminhões.

O diesel também pode ser produzido a partir de outras matérias-primas além do petróleo. Existe o diesel sintético, produzido a partir de qualquer material que possua carbono (como biomassa ou carvão) que é convertido em gás sintético e depois é liquificado em diesel sintético. Também existe o biodiesel que é produzido a partir de olhos vegetais por um processo químico chamado

transesterificação. O biodiesel pode ser produzido a partir de uma diversidade de óleos, como o de girassol ou o de soja.

Apesar dessas variações, o diesel mais popular continua sendo utilizado o petrodiesel, o diesel produzido a partir do petróleo, que é resultado da destilação do petróleo bruto em temperaturas acima de duzentos graus Celsius.

Outros combustíveis a base de petróleo

Embora os combustíveis a base de petróleo mais famosos sejam a gasolina e o diesel, eles não são os únicos produzidos.

Existe o gás liquefeito de petróleo (combustível líquido feito a partir do gás do petróleo ou do gás natural), o butano (que pode ser misturado a outros combustíveis ou ser utilizado puro), o querosene (famoso por ser utilizado em lamparinas e um dos primeiros produtos do petróleo a ser utilizado em larga escala) e o combustível de avião (utilizado para alimentar as turbinas de aviões a jato e podem ser parecidos com a querosene ou a nafta dependendo do seu tipo).

Conhecendo para melhor usar

Os combustíveis a base de petróleo são onipresentes na nossa realidade moderna. Entender um pouco sobre o que eles são, de onde vem e como são produzidos nos ajuda a compreender melhor o mundo que nos cerca e como ele funciona.

Também precisamos reconhecer que o mundo está se alterando rapidamente. Veículos híbridos e totalmente elétricos estão gradualmente substituindo os veículos tradicionais a base de combustíveis fósseis. É importante estar ciente dessa mudança para não ser pego de surpreso quando ela chegar na sua porta.

Até lá, continuaremos dependendo dos nossos bons e velhos motores de combustão, alimentados pela gasolina e pelo diesel.

2017-10-11T14:29:49+00:00