Como sinalizar a via em casos de acidente?

Blog Facility – Como sinalizar a via em casos de acidente?

Esse assunto é delicado, pois nós nunca imaginamos estar inseridos num acidente, mas é importante saber como proceder se esse imprevisto um dia acontecer.

Existe uma distância recomendada pra cada situação, confira na tabela abaixo:

Tabela - sinalização - acidentes

Tabela de distância pra sinalização nas vias

 

Aviso importante: os passos, dados na hora de colocar a sinalização devem ser feitos por um adulto, parece óbvio, mas na hora do desespero algumas pessoas colocam até crianças para ajudar nesse momento, lembre-se sempre que não deixa de ser uma via, então é preciso cuidado.

Acidentes em estradas e vias dificultam ou até mesmo impedem a passagem, se não tiver boa, a sinalização no local, podem ocorrer até novos acidentes. Nós temos algumas dicas de como a sinalização deve realmente ser feita, não é só dar os passos, veja:

1-Ela deve começar num ponto em que os motoristas ainda não vejam o acidente, ou seja, distante do local;
2- Ela deve ser feita nos dois sentidos (ida e volta), nos casos em que o acidente interfira no tráfego das duas mãos;
3- Se houver possibilidade, não só sinalize, demarque o local da forma que puder e aguarde a equipe de socorro que irá completar e terminar de sinalizar;
4- O espaço deve sempre ser medido por um adulto, e existem critérios para pistas secas;
5- Se estiver neblina, pista molhada ou fumaça o espaço da sinalização deverá ser dobrado;
6- Nunca deve-se fechar total a pista, pois o socorro demorará mais para chegar com o trânsito, é importante fluir de forma que preserve o local do acidente.

 

 

E o triângulo? É pra ser utilizado nesse momento?

 

Como sabemos, o triângulo é um dos itens obrigatórios em todos automóveis (confira sempre se o seu está pronto para uso) e em caso de acidente, é mais que necessário que você utilize o triângulo. Ah! Não é apenas em caso de acidente, em caso de pane, pneu furado, falta de combustível ou se o veículo estiver impossibilitado de andar, você pode fazer o uso do triângulo da mesma maneira, ele vai atuar como um sinalizador e assim, os motoristas conseguem diminuir a velocidade aos poucos e conseguem entender que mais a frente pode ter alguma emergência obstruindo o trânsito. Lembrando sempre, que caso seja um acidente sem vítimas, tente retirar o veículo da via para não atrapalhar a fluidez do trânsito. Se você não tiver triângulo, pode utilizar arbustos, folhas, galhos ou abrir a mala e o capô do carro, claro, isso em último caso.

 

Não se esqueça que dirigir sem o triângulo é uma infração gravíssima, com uma multa no valor de: R$ 191, 54. Não corra esse risco!

2017-07-25T16:50:20+00:00