Carro elétrico e carro híbrido, qual a diferença?

O grande paradigma de hoje está na criação de um mundo mais sustentável, menos poluente, e mais limpo para se viver. Os meios de transporte contribuem muito para a poluição, e por isso, a tendência do mercado automotivo é tentar diminuir os impactos ambientais. Os carros híbridos e elétricos são a solução para este problema.

Com o aumento considerável da frota de veículos todos os anos é preciso uma solução rápida para não piorar ainda mais nosso ecossistema, que já está bastante afetado pela poluição. Por isso, aos poucos tem chegado ao mercado nacional veículos não poluentes, mas que ainda não se popularizaram entre os consumidores pelo custo mais elevado.

Foto: BMW i3 elétrico (Reprodução/BMW)

O carro elétrico já é uma realidade em muitos países da Europa, onde as fábricas recebem incentivos fiscais para a produção de veículos não poluentes. O carro híbrido é mais popular no Brasil, apesar de ter um custo elevado, algumas montadoras estão investindo nesse modelo mais econômico e mais sustentável.

Mas afinal, qual é a diferença entre os modelos híbrido e elétrico? Ambos os carros são movidos a eletricidade, porém, em suma, a diferença crucial é que o modelo híbrido tem também um motor de combustão movido a gasolina, para aumentar a autonomia do veículo e permitir que o motorista tenha as duas opções de abastecimento.

 

Carros elétricos e suas particularidades

O carro elétrico é movido somente por um motor elétrico. Este veículo não possui um segundo motor a combustão por etanol ou gasolina, ou seja, ele não se utiliza nenhum outro combustível fora a eletricidade. Como a energia é limpa, o carro elétrico não é poluente, e tem uma autonomia de vida útil alta, já que as baterias são produzidas para rodar entre 100 e 150 mil quilômetros.

No quesito consumo, este carro é muito econômico. Uma carga total da bateria gera uma autonomia de 150 km. Em média, a preços calculados no Brasil, para fazer a recarga total o motorista gastar R$ 12. Com este mesmo valor, ao abastecer um carro com gasolina, dependendo do veículo, o motorista poderia rodar aproximadamente 40 km.

 

  • Vantagens
  • O carro elétrico é 100% não poluente. Este tipo de veículo não emite o gás Co2 que tem contribuído diretamente para o aumento dos índices de poluição ambiental.
  • Não faz barulhos e é eficiente energeticamente. O consumo de combustível é cerca de três vezes menor que dos veículos movidos a etanol ou gasolina.
  • Baixo custo de manutenção e maior vida útil do veículo.
  • Desvantagens
  • O custo é a maior desvantagem do carro elétrico. No Brasil, sem os incentivos fiscais, o custo da importação deixa o veículo ainda mais caro. Outro fator que eleva os valores é o preço da bateria.
  • O abastecimento ainda é restrito. As tomadas especiais para recarregar a bateria não são muito comuns no Brasil, então em poucos lugares o carro pode ser reabastecido. Em uma tomada residencial a recarga da bateria pode chegar até 12 horas.

 

A vantagem dos carros híbridos

O carro híbrido é o mais popular no Brasil porque ele mescla os dois tipos de combustível. Estes veículos possuem um motor elétrico e outro a combustão por gasolina ou etanol. Uma central combina a utilização dos dois motores durante o uso, e o motor elétrico é carregado durante o uso do motor a combustão.

Estes carros chamam a atenção do consumidor pela economia e pela autonomia. Com o motor elétrico carregado totalmente e o tanque de combustível cheio, o veículo pode dar ao motorista uma autonomia de até 700 km. Este carro é menos poluente e na combinação dos motores ele ganha potência no motor, principalmente para o uso nas estradas.

 

Foto: Toyota Prius híbrido (Reprodução/Toyota)

Com tanta tecnologia envolvida na produção destes veículos o preço não poderia ser o atrativo do carro. Este é um dos maiores impedimentos para a popularização dos modelos que estão disponíveis no Brasil. Algumas regulamentações de incentivos fiscais estão trazendo benefícios para o consumidor que adquirir carros com energia limpa, mas isto ainda não está refletindo nas ruas, já que não encontramos muitos modelos híbridos circulando pelo trânsito.

 

Os carros de energia limpa

Na Europa os carros movidos a eletricidade já são uma realidade. Estima-se que a frota de veículos de energia limpa chegue a 40% nos países desenvolvidos nos próximos anos. A conquista da troca dos veículos menos poluentes tem se dado pelas políticas de incentivos fiscais para que os consumidores tenham acesso a essa nova tecnologia.

No Brasil a legislação segue caminhando a passos lentos. Para aqueles consumidores que estão adquirindo os veículos elétricos, a falta de estrutura para abastecimento tem sido mais um problema. Fora dos postos residenciais, poucas tomadas públicas são disponibilizadas para a recarga da bateria durante o estacionamento do veículo, como se pode encontrar em outros países.

 

Custo x Benefício

Os custos dos veículos híbrido e elétrico são elevados para a aquisição. Como são carros dotados de tecnologia de ponta, o preço de mercado deles acaba sendo muito superior ao de seus concorrentes com motores de combustão tradicional. Mas, a contrapartida está nos carros de energia limpa serem menos poluentes e mais eficientes energeticamente.

No quesito consumo de combustível, os carros de energia limpa são mais baratos para os consumidores, uma vez que os motores movidos a eletricidade consomem menos e a recarga da bateria é mais barata. Na questão manutenção, o carro elétrico foi produzido para precisar de revisões mais espaçadas e mais baratas, por isso, a longo prazo o custo de manutenção é menor.

Entre os prós e contras, o que deve ser levado em consideração para popularizar os carros de energia limpa é a diminuição da poluição. Um ambiente mais sustentável e menos poluído é a busca da sociedade moderna que está sendo seriamente afetada pelos problemas causados pela poluição ambiental.

O que você achou deste artigo sobre os carros elétricos e híbridos? Gostou? Que tal compartilhar com seus amigos para que eles também conheçam mais sobre estes carros com energia limpa. É sempre muito importante compartilhar informações que podem mudar nossa consciência sobre a poluição ambiental.

2018-01-31T16:22:45+00:00