Alguns cuidados importantes para se ter na estrada

O motorista é um fator decisivo quando o assunto é a segurança de uma viagem, e por isso ele deve estar devidamente preparado para o viajar. Isso envolve desde o motorista saber exatamente qual é o seu destino e a rota que irá tomar para chegar lá, até os cuidados específicos a serem tomados na estrada.

Sabendo a importância de se manter seguro durante as viagens, preparamos esse artigo para destacar algumas dicas principais que podem ajuda o condutor que enfrenta a estrada.

Planejando a viagem

Ter uma viagem segura começa pelo planejamento do trajeto. O motorista responsável deve saber qual é o seu destino, quais rotas tomará para alcançar esse destino e quais são as condições dessas rotas. Será estrada de terra? Calçada? Pavimentada? Estão tendo obras na pista? Qual é o tráfego de veículos nela?

Alguns minutos de pesquisa antes da viagem, principalmente fazendo uso da internet, podem oferecer informação essenciais para o motorista, contribuindo para uma viagem mais tranquila e confortável. Você também pode se informar sobre quais são os períodos de maior tráfego e quais são os mais calmos na pista.

Na estrada, isso nunca pode ser dito o suficiente, a atenção deve ser redobrada. Muitos imprevistos podem ocorrer, tanto sobre as condições da pista, quanto mudanças climáticas inesperadas, ou o perigo de motoristas imprudentes. Esses cuidados são ainda mais importantes em uma pista que está em má qualidade (com buracos, asfalto de baixa qualidade, estrada desnivelada) e na presença de automóveis de grande peso, como caminhões e ônibus.

O clima afetando a estrada

O trânsito está sob influência do clima constantemente, por isso ele é um fator que o motorista não pode simplesmente ignorar. Pesquisar sobre as condições do tempo antes de iniciar uma viagem é uma boa forma de se precaver nesse assunto.

Quando houver uma situação de neblina, utilize os faróis e lanternas para melhorar a sua visibilidade, assim como a visibilidade de outros automóveis na estrada. Em caso de neblina muito densa, reduza a velocidade e ande próximo áá borda direita da pista. Dirigir assim diminui a chance de colisões e a faixa branca da borda serve como uma guia para o condutor, auxiliando ele em uma situação de visibilidade afetada.

Porém, só dirija na neblina se você se sentir competente para tal tarefa. Caso não se sinta assim ou caso a neblina esteja muito densa, pare o veículo em um ponto seguro, como um posto de gasolina ou posto da Polícia Rodoviária. Não se deve utilizar o acostamento nesses casos, sendo ele reservado para usos emergenciais, como acidentes ou quando é necessário sair do veículo por algum motivo, como prestar socorro a outros.

Outro fenômeno climático que influencia muito o tráfego é a aquaplanagem. Ela é o fenômeno que ocorre quando os pneus do carro em alta velocidade perdem contato com a pista e deslizam sobre a lâmina d’água que está sobre a pista. Durante a aquaplanagem, o condutor não possui controle sobre o veículo, o que leva a movimentos bruscos que podem resultar em acidentes. Nessa situação de aquaplanagem, só é recomendado o uso de freios caso o veículo possua freios ABS, que permitem maior controle durante a frenagem.

Atenção no movimento

Certos conselhos soam óbvios, mas isso só existe porque eles são verdadeiros. Respeitar os limites de velocidade, obedecer a sinalização e não dirigir cansado, embriagado ou em outra condição que afete as suas funções psíquicas.

Existe uma manobra específica que leva a muitos acidentes na estrada, diariamente. É a ultrapassagem. Ela causa milhares de acidentes anualmente no país todos anos, resultando em perdas materiais enormes e também uma terrível perda de vidas. Para ultrapassar de forma segura, é importante redobrar a atenção e não ser imprudente.

Para ultrapassar com segurança, precisa-se manter uma distância adequada em relação ao veículo na frente. A distância aumenta o plano de visão do motorista, fazendo com que ele possa entender melhor a posição do carro que se aproxima na pista oposta e calcular a sua manobra com maior segurança.

Outro fator decisivo é a aceleração do veículo. Um conselho importante é de que você pode mudar de marcha e aumentar a velocidade ainda na pista inicial, assim diminuindo o tempo que o motorista irá passar na pista oposta para realizar a ultrapassagem. E não faça a ultrapassagem com faróis altos ligados, o que afeta negativamente a visibilidade de quem está na via contrária.

Como conselho maior, seja responsável. Espere o espaço ser suficiente para realizar a ultrapassagem sem pressa, faça uso da seta, não utilize o farol alto e fique apenas o tempo necessário na via contrária.

Enfrentando a viagem

Bem, aqui ressaltamos alguns dos cuidados principais a se terem no processo de viajar. É importante ter segurança automotiva em todos momentos. Por isso, dê uma olhada no Programa de Benefícios Automotivos da Facility e saiba como você pode proteger o seu patrimônio 24h por dia e garantir a sua tranquilidade.

2017-10-11T13:49:23+00:00