Algumas das praias mais belas do Brasil

De setembro até o verão é só um tapa. Muitas pessoas já começaram a planejar o que fazer com suas férias, seja em casal, em família ou com os amigos. Sabendo de como é importante aproveitar esse tempo livre, montamos um artigo com algumas recomendações para quem está pensando em visitar uma praia, mas ainda está indeciso sobre qual será o seu destino. Essas praias podem até não serem as mais famosas do Brasil, mas sem dúvida são o cenário perfeito para aproveitar uma viagem inesquecível.

Praia do Rosa – Imbituba, Santa Catarina

Começando por uma praia que não é muito povoada e oferece beleza natural de sobra. Essa praia pacata era apenas uma vila de pescadores até, na década de 70, ser descoberta por surfistas e viajantes e começar a atrair turistas de todo o Brasil. Situada a aproximadamente 90 km de Florianópolis, ela fica quase na divisa com Garopaba. A Praia do Rosa serve como um contraste com essas duas praias mais movimentadas.

Cercada por costões onde vive uma mata milenar, a praia é exemplo de uma natureza magnífica e intocada. Ela é composta por uma faixa de 2 km de areia com uma lagoa salgada no centro, chamada de Lago do Meio. O Lago, assim como a atmosfera da praia, é calmo e tranquilo. É um local de beleza transbordante, tanto que já foi reconhecida por organizações internacionais como um dos trechos de litoral mais bonitos do mundo. E quem visitar a Praia do Rosa no segundo semestre do ano tem a chance de presenciar o espetáculo das baleias Francas que passam por ali.

A água da praia é ótima, boa para nadar ou praticar esportes como kite surf ou stand-up paddle. A Praia do Rosa possui boa infraestrutura para receber turistas, tendo pousadas e hotéis disponíveis para diferentes faixas de público, assim como restaurantes, lojas, artesanatos e conveniências. O principal problema em relação a essa praia é o acesso, já que não há ruas pavimentadas.

Praia do Bonete – Ilhabela, São Paulo

Subindo um pouco de Santa Catarina, chegamos no estado de São Paulo. Ele talvez não seja a primeira imagem que vem à sua mente quando você pensa em praia, mas isso não quer dizer que o litoral paulista não possua suas joias. No norte do litoral fica a cidade de Ilhabela, que inclui a belíssima Praia do Bonete.

O acesso não é dos mais fáceis. Segue-se uma trilha de 15 km, que por vezes é acidentada e com inclinações, porém é bem sinalizada. Como conforto, há o fato de que a viagem por si só já vale a pena. O viajante que resolver fazer essa aventura vai encontrar no seu percurso, cachoeiras, córregos e vistas bonitas da natureza. Chegando na Praia do Bonete, encontra-se uma praia muito tranquila, cercada de mata virgem e uma água cristalina. Para os que querem conhecer a praia sem ter que lidar com a trilha, é possível realizar um passeio de barco. De qualquer forma, quem chegar lá será recompensando com um lugar maravilhoso.

A praia é composta por uma faixa de 600 metros de areia e nela o rio Nema desagua no mar. Colorem o cenário as canoas coloridas dos pescadores que ali moram. A praia possui uma comunidade com cerca de 250 moradores, que recebem os visitantes de braços abertos. Na praia há camping, pousadas e restaurantes para atender o turista. Assim como a Praia do Rosa, a Praia do Bonete já foi reconhecida internacionalmente, estando na lista das Dez Praias Mais Bonitas do Brasil organizada pelo jornal inglês The Guardian.

Praia de Genipabu – Extremoz, Rio Grande do Norte

Sim, poderíamos ter escolhido Fernando de Noronha ou Maragogi. Mas resolvemos falar de uma praia um não tão conhecida, mas que não é menos encantadora. Subindo ainda mais a partir de São Paulo, chegamos na Praia de Genipabu. Localizado no município de Extremoz, a apenas 25 quilômetros de Natal, não é à toa que Genipabu é o cartão postal do Rio Grande do Norte.

É uma praia famosa por suas dunas, que aliás não são fixas. O vento forte presente nessa praia faz com que a paisagem seja dinâmica, sempre evoluindo e se alterando. O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu é uma área de preservação ambiental onde se conserva toda essa beleza natural. O viajante pode passear pelo parque através de bugs. O Genipabu também oferece diversos hotéis e pousadas para diferentes faixas econômicas.

Existem também casas de veraneio, para quem planeja fazer a viagem com a família inteira ou com um grupo de amigos. Fazem parte do cenário restaurantes e bares que se integram na beleza natural já oferecida pela praia. A culinária da região tem o camarão e peixes como especialidade, e se destaca dentro do cenário nordestino por conta do seu gosto e individualidade. É uma aventura aguardando os viajantes por entre as dunas.

2017-10-06T17:37:18+00:00